Conselheiros tutelares tomam posse em cerimônia na Prefeitura
No total foram 30 conselheiros e mais 19 suplentes, eleitos em 1° de outubro de 2023
A cerimônia de posse dos conselheiros tutelares para a gestão 2024/2027, ocorreu nesta terça-feira (9), no salão Frederico Trebbi da Prefeitura de Pelotas. Os 30 conselheiros e mais 19 suplentes foram eleitos dia 1° de outubro de 2023, e assinaram o termo de posse na presença da prefeita Paula Mascarenhas e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Maiquel Fouchy.
“Essa é uma das políticas públicas mais importantes que temos, pois tem a função de proteger as nossas crianças e jovens, fazendo com que reflita em uma sociedade melhor no futuro. Os conselheiros são os responsáveis por cuidar para que nossas crianças não vivam a violência, a desnutrição, a falta de afeto e a falta de condições e oportunidades. Se nós queremos uma sociedade mais igual e justa, precisamos dar atenção para essa pauta.” afirmou a gestora do município durante a cerimônia.
A votação para os conselheiros tutelares reuniu quase 20 mil votos e 55 candidatos. Conforme o secretário de Assistência Social, a expectativa é de um ciclo positivo para os representantes do conselho nos próximos quatro anos. “Espero que esse ano seja de conquistas e que a gente possa melhorar cada vez mais a estrutura para que os conselheiros possam seguir desenvolvendo seu trabalho de cuidado e fiscalização dos direitos da criança e do adolescente. Os conselhos de menores são vinculados às coordenações sociais, então além das políticas públicas que a gente tenta desenvolver em parceria com eles, a estrutura também é nossa responsabilidade.”
O Conselho Tutelar é uma entidade pública permanente e autônoma, criada com o objetivo de assegurar os direitos da criança e do adolescente, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado pela Lei nº 8.069, de 13/07/1990.
Estavam presentes na cerimônia de posse, o secretário de Administração e Recursos Humanos, Matheus Castilho, o secretário de Assistência Social, Tiago Bündchen, o secretário de Governo e Ações Estratégicos, Fábio Machado, o secretário de Segurança Pública, José Dourado, o secretário da Cultura, Paulo Pedrozo, a promotora de Justiça da Vara da Infância e Juventude, Luciara Robe da Silveira, e os vereadores Paulo Coitinho (Cidadania), Carlos Júnior (PSD), Rafael Amaral (PP), Carla Cassais (PT), Marisa Schwarzer (PSB), Michel Promove (PP) e Cristiano Silva (União).
Conselheiros Tutelares titulares
Luiz Eduardo Paiva Duarte
Luciano Müller
Carmem da Silva Souza
Pablo Dutra
Ronaldo Quadrado
Rosiane Pinheiro
Brenda Feijó
José Kurz
Carolina Luche Athaíde
Paulo Prieto
Virgínia Oliveira
Vanessa Bündchen
Inajara Mota
Hugo Miori
Luã Rodrigues Silveira
Raquel Kern
Everton Samuel Marques Costa
Raiana Lima
Paola Marques
Fernando Gonçalves Ferreira
Thaís Ferrão
Robson Oliveira
Solange Carvalho
Thais Moraes
Aline Bergmann
José Guimarães
Larissa Stöcker
Vinícius Adamoli
Michele Oliveira
Leandra Braga
Conselheiros Tutelares suplentes
Mara Cardozo
Francine Pistoletti
Rejane Berny
Jennifer Duarte
Juliana Quadros
Gilnei Oliveira
Cristiano Silva
Neimar LIma
Vanessa Vitória Mendes
Cintia Rosário
Débora Schwonke
Natalie Madruga
Flávio Garcia
Gilneida Marques
Edna Rosa
Cleonice Azevedo
Hernesto Muñoz
Felipe Pinto
Carmem Rocha
Foto: Michel Corvelo