Movimento Tradicionalista Gaúcho promove Lides do Campo em Canguçu
Encontro reuniu autoridades e tradicionalistas para discutir tradições campeiras e práticas agropecuárias
A 13ª Região Tradicionalista promoveu no último sábado (02/03), o evento Lides do Campo, na Fazenda do Cabeto, localizada na Costa do Bica, 3ª Distrito de Canguçu. A iniciativa contou com a presença do Prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, e diversos representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho, incluindo o Conselheiro Edemar Fischer, e autoridades locais como o Vereador Givago Ribeiro.
Conforme o vice-presidente de cavalgadas do MTG, Ildo Wagner, o evento abordou temas como ordenha manual e mecânica, cuidados com o rebanho, controle de parasitas e cura do umbigo do terneiro. As palestras foram enriquecidas com fotos e vídeos exclusivos gravados especialmente para o evento.
O primeiro Piá da 13ª Região Tradicionalista, Davi Lucas Wagner Tauchen, foi o responsável pela organização das atividades, que incluíram também demonstrações práticas sobre a construção de cercas e alambrados. Ao encerrar o encontro, o Piá Farroupilha compartilhou duas mensagens inspiradoras: “Boi não brota nas árvores e leite não dá em caixinha” e “Um cavalo sem Cavaleiro continua cavalo, um cavaleiro sem cavalo é apenas uma pessoa”.
Sobre o MTG
O Movimento Tradicionalista Gaúcho, conhecido como MTG, é uma organização que preserva e promove a cultura e as tradições do Rio Grande do Sul. Fundado em 1967, tem como objetivo principal preservar e difundir os costumes gaúchos, como a música, a dança, a culinária e as vestimentas típicas. É responsável por coordenar os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), onde são realizados eventos culturais, festivais de música e dança, além de competições de laço e rodeios crioulos. Desempenha um papel fundamental na manutenção da identidade e no fortalecimento do orgulho gaúcho entre as gerações.