Defesa Civil sinaliza áreas de profundidade no Pontal de Barra
Com pontos que podem chegar até 12 metros de profundidade, local não é indicado para banho
A Defesa Civil Municipal realizou, na manhã desta quarta-feira (6), a instalação de duas placas de identificação no Pontal da Barra. As sinalizações indicam os riscos de afogamento no local que, em determinados pontos, pode ter entre oito e 12 metros de profundidade. Por não se tratar de área para banho, as imediações não possuem cobertura de guarda-vidas.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Fernando Bizarro, a demanda pela fixação das placas partiu da comunidade que reside no Pontal da Barra, que alega já ter presenciado episódios de afogamento na área. O gestor explica que a profundidade das águas se dá de forma abrupta, o que amplia ainda mais os riscos de afogamento.
“A comunidade nos procurou e solicitou a colocação das placas, considerando os casos de afogamento registrados, especialmente, nos finais de semana. Na enseada, à direita da placa, há em torno de cinco a seis metros de profundidade. A cerca de um metro e meio da beira, próximo ao canal que fica ao lado da lagoa, pode chegar até 12 metros”, explica o titular da Defesa Civil Municipal.
A orientação para a localidade, que também se estende aos demais pontos que não possuem cobertura de guarda-vidas, é de atenção e cuidado redobrado, se possível, evitando o banho em áreas sinalizadas como perigosas. Em casos de afogamento, os cidadãos devem acionar o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193, ou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no número 192.