Mais de 300 atendimentos são realizados na 1ª edição do UBS na Rua
Comunidade do loteamento Dunas foi a primeira a ser beneficiada com o projeto. Próxima edição deve ser realizada, em Abril, no Balneário dos Prazeres
Com uma adesão satisfatória da comunidade, a primeira edição do UBS na Rua levou diversos serviços em saúde, nesta sexta-feira (8), para a população do loteamento Dunas. Desde o início da manhã, as equipes que atuam na UBS da localidade estiveram atendendo os moradores na Praça do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU/Dunas). Ao todo, entre os diferentes serviços disponibilizados, mais de 300 atendimentos foram realizados durante a ação.
Na primeira edição do UBS na Rua a população pode ter acesso a testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, aplicação de vacinas, exame citopatológico, avaliação multidimensional do idoso, atendimento sobre saúde mental e saúde da mulher, atendimento de enfermagem para hipertensos e diabéticos, atendimento odontológico, atendimento em assistência social, auriculoterapia, avaliação nutricional, confecção de cartões SUS e apresentação dos programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz (PCF).
A diretora de Atenção Primária, Greice Matos, avalia de forma positiva a primeira edição do projeto, destacando a possibilidade do paciente realizar diversos atendimentos em uma única vez.
“Nós oferecemos uma série de atendimentos para a população do território em um único dia. A gente conseguiu observar que o paciente chega para uma vacina, passa por uma consulta de enfermagem, passa pela regulação para ver como está o seu encaminhamento, depois passa pela consulta com a nutricionista e assim vai. O UBS na Rua é uma iniciativa muito positiva, especialmente porque a gente consegue fazer interconsultas e atendimentos multiprofissionais em um só dia”, destacou a gestora.
O UBS na Rua é uma iniciativa da Prefeitura de Pelotas que, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza o “desemparedamento” dos serviços prestados pelo Município. Dessa forma, os atendimentos que são disponibilizados diariamente nas Unidades Básicas de Saúde, ficam mais próximos da comunidade, aproximando os pacientes das equipes e oportunizando o acesso integrado a diferentes serviços.
População aprova o serviço. Fotos: Michel Corvello
Dona Ângela, 55 anos, moradora do loteamento Dunas, aprovou a iniciativa. Segundo ela, o principal benefício é poder aproveitar mais de um serviço saindo de casa uma só vez.
“Eu vim fazer a requisição de um exame e foi bem rapidinho. O serviço tá aprovado e realmente vale a pena, já aproveitei e trouxe as crianças para fazer as vacinas que faltavam. É bom porque a gente vem pra fazer um atendimento e consegue já passar pros outros serviços”, afirmou.
A partir dos resultados positivos alcançados pelo UBS na Rua, um cronograma vem sendo desenvolvido para contemplar também outras localidades do município. A próxima edição deve ser realizada na primeira sexta-feira do mês de Abril, no Balneário dos Prazeres (Barro Duro).