Obra na rotatória da Av. 25 de Julho está 70% concluída
Prefeitura quer organizar o fluxo de trânsito no local, considerado como um dos pontos de maiores engarrafamentos na cidade
O entroncamento da avenida 25 de Julho e rua João Jacob Bainy, no bairro Três Vendas, zona Norte de Pelotas, em breve estará com o fluxo de trânsito mais ágil e organizado. As obras de construção da rotatória chegam a 70% do projeto. A pavimentação asfáltica foi concluída nesta semana e já estão em andamento os acabamentos do recapeamento. Na sequência, será executada a sinalização viária horizontal e vertical.
Pavimentação asfáltica está concluída – Fotos: Michel Corvello
O investimento é de R$ 345 mil, com recursos do governo do Estado, via Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), com emenda parlamentar do ex-deputado estadual Luiz Henrique Viana. A Prefeitura é responsável pelas obras executadas pela empresa Encopav Engenharia Ltda, com acompanhamento técnico da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). O contrato, no valor total de R$ 4,1 milhões, inclui a requalificação em andamento da avenida Francisco Caruccio.
“A área de 1.862,50 metros quadrados da nova rotatória, quando concluída, contará com recapeamento asfáltico, passeios públicos em concreto, drenagem, paisagismo, meios-fios, iluminação em LED e sinalização horizontal e vertical. O local é considerado, segundo apurações da Secretaria de Transporte e Trânsito, como um dos que reúne os maiores engarrafamentos na cidade. A rótula foi planejada com o objetivo de otimizar a fluidez do tráfego e promover mais segurança”, esclarece o secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho.
O titular da Seplag salienta que o sistema de trânsito em implantação no entroncamento da avenida 25 de Julho com a rua João Jacob Bainy disciplinará a mobilidade no local, onde o fluxo é intenso, com passagem de veículos de todos os portes, além de bicicletas e pedestres. “A avenida 25 de Julho é uma via de entrada e saída da cidade, além de dar acesso a loteamentos, condomínios, estabelecimentos comerciais e industriais. A rua João Jacob Bainy conduz o movimento do Fragata e de outras áreas à zona Norte e vice-versa. Dessa forma, a rótula cumprirá o papel de organizadora do fluxo, com oportunidades para todos, regradas pela sinalização.”
Próximas etapas
O próximo passo será o da sinalização viária horizontal e vertical, que serve para orientação dos usuários da via e para garantir segurança.
Para construção da rotatória no entroncamento, foram realizadas escavações na circunferência e nos canteiros centrais e laterais, base e sub-base viária, drenagem, colocação dos meios-fios, passeios públicos, implantação da estrutura de iluminação, fresagem (ranhuras no pavimento existente), imprimação (emulsão para aderência da cobertura) e recapeamento com pavimentação asfáltica.
Desde que se iniciou a etapa de recapeamento asfáltico, agentes de trânsito acompanham, presencialmente, o deslocamento de veículos pelo sistema de rotatória, sinalizando os sentidos permitidos e orientando condutores.
“Rotatória é a solução”
“Rotatória é a solução” é uma afirmação compartilhada por moradores e usuários da avenida 25 de Julho, da rua João Jacob Bainy e imediações. O novo sistema, segundo opiniões, aliviará os engarrafamentos e garantirá a fluidez esperada para o intenso trânsito do entroncamento.
Rutilda diz que quem dirige está satisfeito – Foto: Michel Corvello
Rutilda Matheus mora a duas quadras do ponto onde a obra está em andamento. “Está ficando muito bom. Passo aqui a pé e de carro e já se percebe que o fluxo de veículos se movimenta com mais agilidade. Conhecidos e vizinhos, principalmente quem dirige, estão satisfeitos e avaliam da mesma forma. A mudança vai beneficiar quem se desloca pelo trajeto. Quando ficar tudo pronto, sinalizado, teremos mais segurança ainda,”
Para Geraldo Bubolz, que reside na rua São Geraldo, a poucas quadras do entroncamento em obras, o novo sistema trará grandes benefícios. “Antes, com semáforo, o trânsito não fluía. As sinaleiras, em alguns casos, restringem as oportunidades. Às vezes, mesmo não passando veículos, o sinal está fechado e o condutor não pode avançar. Daí, vêm os engarrafamentos”, afirmou, lembrando que, nos últimos anos, o trânsito mudou muito em Pelotas. “Fico satisfeito que a Prefeitura identifique os locais, como esse, que precisam de mudanças para acompanhar a evolução.”
Para Milena, a mudança é boa inclusive para os clientes – Foto: Michel Corvello
Milena da Silva, lojista com estabelecimento na avenida 25 de Julho junto à área que passa por intervenções, também aprova a mudança. “Com semáforo, se perdia mais tempo. Já dá para sentir os efeitos do novo sistema. O trânsito está mais ágil, não se perde tempo”, salientou, destacando que a obra também traz mais conforto para a sua clientela, com a qualidade da pavimentação.