Prefeitura divulga mapa com área de risco para alagamentos
Em uma transmissão nas redes sociais na manhã desta terça-feira (7), a prefeita Paula Mascarenhas anunciou a divulgação de mapa das áreas de risco que devem ser evacuadas pela população.
A prefeita disse que, ao contrário da grande enchente de 1941, agora já foram criadas medidas de prevenção e segurança. “O dique de contenção dá uma segurança maior, embora não se saiba como ele vai resistir à enchente atual. Estamos sendo conservadores nas orientações para que não haja riscos”, disse a prefeita.
Ela afirmou que está agindo de forma preventiva e que as pessoas devem considerar que os dados podem ser diferentes da realidade. “Prefiro pecar pela ação”, disse a prefeita. Segundo as informações, a enchente deve se acentuar somente na quarta-feira, no entanto os locais indicados devem ser imediatamente evacuados, por precaução.
Devem deixar suas casas desde já os moradores das áreas em vermelho no mapa, como a Colônia Z-3, de todo o Laranjal, do Pontal da Barra, contorno do Arroio Pelotas, Lagos de São Gonçalo, Parque Una, Navegantes e Fátima.
Áreas marcadas em laranja, como Farroupilha e Colina do Sol, precisam permanecer em alerta. Não há risco de inundação neste momento e as pessoas não precisam sair de casa imediatamente.
Ainda sobre as orientações do Poder Executivo, é alertado que os moradores deixem suas casas e procurem casas de parentes e amigos apenas com animais de estimação e roupas. “O maior patrimônio que a gente tem é a própria vida, o resto se recupera”, concluiu Paula.
As pessoas que precisarem de auxílio devem entrar em contato com os números de emergência: 153 (Guarda Municipal), 193 (Bombeiros) e 190 (Brigada Militar).
CONFIRA OS MAPAS:
MAPAS DAS ÁREAS EM VERMELHO!
Zonas em vermelho estão em área de risco imediato e a orientação é para que os moradores deixem as suas residências.
Zonas em laranja não correm risco, mas devem ficar em alerta.
O QUE DEVO FAZER?
Evite se deslocar para regiões afetadas pela água;
Se estiver seguro, permaneça dentro de casa;
Se morar em área de risco, deixe o local com antecedência;
Separe seus documentos importantes e embale em sacos plásticos;
Certifique-se que seus animais também tenham um local seguro e alimento suficiente. Não o abandone em local de risco!
Ao sair de casa, desligue a chave geral de eletricidade e água;
Evite atravessar as águas de carro ou a pé;
Se ficar isolado em um local inseguro, entre em contato imediatamente com as Forças de Segurança.