Diário da Manhã

sábado, 23 de novembro de 2024

Notícias

Pelotas recebe guarnição de bombeiros do Maranhão

Pelotas recebe guarnição de bombeiros do Maranhão
11 maio
19:11 2024

Contingente de 17 homens atravessou o Brasil para atuar na região; grupo se soma a equipes do Mato Grosso, Ceará, São Paulo e de outras regiões do estado, totalizando mais de 200 profissionais

Guarnição de 17 bombeiros percorreu mais de quatro mil quilômetros desde São Luiz, no Maranhão, até Pelotas, para reforçar o efetivo da corporação que já atua na região. O grupo se soma aos mais de 200 profissionais à disposição do Comando Regional de Bombeiros da Zona Sul, que já conta com apoio de agentes do Mato Grosso, Ceará, São Paulo e de outras regiões do estado, com mais de 30 embarcações e cinco aeronaves de prontidão no município.

Conforme o comandante regional, coronel Isandré Antunes, mais profissionais devem chegar a Pelotas, e, somado aos voluntários civis, o número de deve chegar a 400 pessoas nas operações de resgate. “Só em Pelotas, temos uma concentração de mais de 200 profissionais, com mais reforços chegando, distribuídos em oito pontos sensíveis de criticidade, na Colônia Z3, Laranjal, Navegantes, Quadrado e Fragata. Somados aos voluntários civis, chegamos aproximadamente em 400 pessoas para resposta de emergência, e acreditamos que com estes números, poderemos fazer um trabalho eficiente de forma organizada”.

O grupo recém-chegado do Maranhão apresenta experiência em missões no próprio estado de origem, em enchentes na Bahia, no rompimento de barragens em Brumadinho e Mariana (MG) e em operações de resgates durante crise humanitária no Equador.

Operação na região

Em Pelotas, o trabalho dos bombeiros não para. Até a tarde deste sábado foram mais de cem ocorrências, além das ações preventivas, com aproximadamente 180 pessoas resgatadas nas operações, entre resgates com e sem embarcações. O coronel Antunes informa que a corporação já utilizou a aeronave disponibilizada pelo Corpo de Bombeiros do Mato Grosso para o resgate de três pessoas na Colônia Z3, e falou do diferencial do veículo. “A aeronave disponibilizada pelo Corpo de Bombeiros do Mato Grosso, como é menor, aproxima sem causar dano e com mais agilidade. Os veículos estão ficando no aeroporto de Pelotas e, a depender da situação de emergência, as pessoas resgatadas podem aterrissar no aeroporto ou no estádio do Esporte Clube Pelotas [Boca do Lobo]”.

O nível de prioridade de atendimento é definido, primeiramente, pelo estado de gravidade em local de difícil acesso, necessidade de aeromédico, e por fim, entrega de mantimentos. Em caso de resgate, é necessário entrar em contato com o número do Corpo de Bombeiros (193), a Guarda Municipal (153) e a Brigada Militar (190).

 

Foto: Michel Corvello

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções