Drenagem avança e recupera ruas do Laranjal
Sanep expande operação para finalizar o escoamento em todo o bairro
Os resultados dos trabalhos de drenagem realizados no Laranjal evoluem dia após dia. Diante dessa melhora, o Sanep expandiu as operações em todo o bairro. Nesta sexta-feira (7), foi possível deslocar os dois tratores alocados na altura da avenida José Maria da Fontoura, na beira da praia, para o final da rua Caçapava do Sul, para agilizar o escoamento no Pontal da Barra — a última região onde há acúmulo de água.
A diretora-presidente da autarquia, Claudelaine Coelho, destacou o sucesso da operação de bombeamento no Laranjal, retomada no último domingo (2). “É gratificante ver os nossos esforços trazendo um resultado tão expressivo. Hoje, vemos famílias retornando às suas casas, já realizando a limpeza dos locais com o apoio da Prefeitura e do Sanep. Este foi o grande objetivo da autarquia desde o início desta mobilização”, pontuou.
Imagens mostram como estava a rua São José do Norte antes e depois da drenagem. Fotos: Matheus Cabistany
Bombeamento em várias frentes
A evolução diária da drenagem nos balneários Santo Antônio e Valverde possibilitou ao Sanep atender a todos os pontos do Laranjal com sistema de bombeamento. Atualmente, são dois tratores atendendo a bacia do Pontal da Barra, e um mantido na beira da praia, na altura da rua São José do Norte — onde também é possível visualizar o resultado do trabalho. A casa de bombas localizada na rua Nova Prata opera com cinco bombas pluviais.
Os pontos de alagamento no bairro são cada vez mais escassos. O tradicional acesso à praia pela avenida Rio Grande do Sul, por exemplo, pode ser feito sem dificuldades, assim como o tráfego de pedestres e veículos em toda a extensão da avenida Doutor Antônio Augusto de Assunção. O escoamento também viabilizou o retorno do Ecoponto Laranjal, situado na rua Bom Jesus, 95, no balneário Valverde. O espaço volta a estar disponível à população após cerca de 20 dias de funcionamento interrompido.