Comércio de Dia dos Pais deve ter resultado melhor do que no ano passado, avalia Fecomércio-RS
Apesar de ficar atrás de datas comemorativas de grande relevância, a busca por presentes para o Dia dos Pais representa um movimento importante para o comércio
No ano de 2024, o Dia dos Pais vai ocorrer no Rio Grande do Sul num momento importante da retomada da atividade no Estado, após as enchentes de maio de 2024. Essa será a primeira data comemorativa em que o cenário aparenta uma normalidade maior. A data deve apresentar um resultado melhor do que no mesmo período do ano anterior. Além da injeção de recursos para as famílias que foram atingidas diretamente, outras iniciativas alcançaram um público significativamente maior, como foi o caso do saque do FGTS. Naturalmente, aportes tão significativos de valores como os que têm sido feitos diretamente às famílias tendem a repercutir nas vendas do varejo. Isso, associado a uma série de novas necessidades que surgiram a partir das enchentes, criam condições para um Dia dos Pais com maiores vendas do que em 2023.
Além disso, há outras variáveis que contribuem para essa expectativa. Ainda que não se conheçam, até o momento, os dados do mercado de trabalho de junho deste ano, considerando o período de julho de 2023 a maio de 2024, temos no mercado gaúcho cerca de 38 mil pessoas a mais no mercado de trabalho formal, o que também representa um input de renda significativo. A taxa de juros está mais baixa, favorecendo a tomada de crédito na comparação com o ano anterior, e o percentual de famílias endividadas de junho, 89,2%, último dado disponível, é mais baixo do que no mesmo período do ano anterior, 93,9%.
Apesar de ficar atrás de datas comemorativas de grande relevância para o varejo – notadamente o Natal e o Dia das Mães – a busca por presentes para o Dia dos Pais representa um movimento importante, especialmente, para varejos especializados. Além de vestuário e calçados, itens que assim como nas outras datas também aparecem entre os procurados para presentear, também costumam ser impactados os segmentos de perfumaria e cuidados pessoais, além de itens esportivos, ferramentas e presentes do grupo de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, além do varejo de alimentos e bebidas especializado.
Entre os itens presenteáveis disponíveis no IPCA, apontam para altas de 1,18% no preço dos vinhos, 0,66% nos preços das calças compridas masculinas, 1,20% nos agasalhos masculinos, 0,98% no preço das camisas/camisetas masculinas, 1,27% no preço de sandálias/chinelos e queda de 4,11% no preço dos relógios de pulso — produtos com alta inferior à alta média de preços de 3,71%. Por outro lado, bermudas e shorts masculinos (5,32%), sapatos masculinos (5,50%), tênis (4,77%) e perfumes (4,84%), ficaram relativamente mais caros do que a média dos preços.