Trecho ferroviário entre Pelotas e Rio Grande vai ser avaliado novamente
Novo estudo para implantar transporte de passageiros em malhas ferroviárias deve iniciar ainda em 2024. Trabalhos no trecho PelxRG custarão quase R$ 1 milhão
A Infra S.A., empresa pública federal vinculada ao Ministério dos Transportes, iniciou o processo para que o transporte ferroviário de passageiros avance no Brasil. A empresa realizou licitação para contratação de empresas terceirizadas que irão desenvolver estudos para seis ligações da malha ferroviária federal que se encontram ociosas. O custo para a realização dos estudos é de R$13 milhões.
Os trechos foram definidos pela Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes e fazem a ligação entre as seguintes cidades:
Pelotas (RS) – Rio Grande (RS)
Brasília (DF) – Luziânia (GO)
Salvador (BA) – Feira de Santana (BA)
São Luís (MA) – Itapecuru Mirim (MA)
Fortaleza (CE) – Sobral (CE)
Londrina (PR) – Maringá (PR)
ESTUDO DE VIABILIDADE JÁ FOI FEITO EM 2014
A avaliação da viabilidade do transporte ferroviário entre Pelotas e Rio Grande não é novidade. Um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Financeira, Social e Ambiental (EVTEA) da obra foi contratado pelo Ministério dos Transportes e realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) há quase dez anos.
O EVTEA foi apresentado em audiência pública realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Campus de Rio Grande/RS) no dia 28 de agosto de 2014.
Os trabalhos de agora vão avaliar mais uma vez a viabilidade de implementação e operação do transporte de passageiros sobre trilhos nessas localidades. Na prática, os estudos indicarão os investimentos necessários na infraestrutura ferroviária existente e os custos para as empresas interessadas em operar os trechos, além dos aspectos ambientais dos empreendimentos. A estimativa é de que o material comece a ser entregue no final deste ano.
O diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, destaca que o transporte de passageiros em ferrovias é fundamental para desenvolvimento da mobilidade de pessoas.
“Esses estudos vão resultar em uma forma de transporte mais econômica e sustentável para milhões de brasileiros. A modelagem que será feita para os primeiros trechos vai resultar em concessões atrativas aos investidores e que poderão ser aprimoradas para novas localidades”, destacou.
LOTES DIVIDIDOS
A licitação para os estudos foi dividida em duas partes, o Lote 1 Nordeste e o Lote 2 Centro-Sul, onde está inserido o trecho Pelotas x Rio Grande.
O vencedor deste lote foi o Consórcio Ferrovias Centro-Sul, composto pelas empresas VOLAR ENGENHARIA LTDA e AeT ARQUITETURA PLANEJAMENTO E TRANSPORTES LTDA, que receberão o valor total de R$ 3.343.250,83 para a realização da tarefa.
O estudo do Segmento 2, que envolve o trecho Pelotas x Rio Grande vai custar R$ 967.089,70, segundo planilha de trabalho apresenta pelo Consórcio vencedor.