Diário da Manhã

quinta, 19 de setembro de 2024

Notícias

HE-UFPel realiza cadastro para atuação de doulas

HE-UFPel realiza cadastro para atuação de doulas
09 setembro
08:26 2024

Ação é necessária para que a doula possa exercer sua função no hospital

O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizará no período de 9 a 19 de setembro, o cadastramento de doulas para que elas possam atuar no hospital, em atendimento a Lei Municipal Nº 7.249/2023, que dispõe sobre a presença de doulas nas maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares e congêneres das redes pública e privada, no período de pré-natal, trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.

Para o cadastro, as doulas deverão enviar e-mail para [email protected], informando nome completo, endereço, número do CPF e RG, contato telefônico e e-mail.

A doula é a profissional habilitada, escolhida pela gestante, que oferece apoio físico, informacional e emocional à mulher durante seu ciclo gravídico puerperal e, especialmente, durante o trabalho de parto, o parto e pós-parto imediato, através de suporte contínuo, visando uma melhor evolução desse processo e o bem-estar da parturiente e de familiares.

A chefe da Unidade de Saúde da Mulher (UMUL), Luana Thais Duarte Winkler, explicou que o HE já preconiza o atendimento humanizado para as gestantes e parturientes, assim como, possui equipe assistencial completa para este serviço. Ela completou que a presença da doula é um auxílio no suporte emocional à paciente. “Normalmente, essa paciente já possui um vínculo prévio com a doula, o que favorece a transmissão de segurança e encorajamento durante o trabalho de parto e o parto”, frisou.

A acolhida das doulas acontecerá no dia 26 de setembro, das 14h às 17h no Auditório Central do HE-UFPel.

Acesso da doula ao HE

Para ter acesso ao Hospital Escola, para exercício de sua função, a doula deve apresentar os seguintes pré-requisitos: idade mínima de 18 anos completos; ter concluído o Ensino Médio; preencher o formulário disponibilizado pelo hospital, informando documento de identificação civil, com CPF e comprovante de residência; uma fotografia 3×4 impressa ou escaneada (com extensão jpeg) de boa resolução; diploma de conclusão de Curso de Doulas/Doulagem, com carga horária mínima de 50 horas; cópia do comprovante de conclusão do Ensino Médio; disponibilizar e-mail e telefone de contato; e assinar, presencialmente, o Termo de Conduta para a Doula.

Atuação das doulas

O trabalho da doula até o momento não possui regulamentação nacional, ainda que o Código Brasileiro de Ocupações (CBO) já inclua esta ocupação na esfera das terapias complementares para finalidades de estatísticas de profissões existentes.

O acompanhamento por doulas é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelas diretrizes nacionais de assistência ao parto normal, aprovada pelo Ministério da Saúde (MS) no âmbito do SUS, pela Portaria no 353/2017. A diretriz do MS pontua que o objetivo específico da doula é recomendar determinadas práticas sem, no entanto, substituir o julgamento individual do profissional médico, da parturiente e dos pais em relação à criança, no processo de decisão no momento de cuidados individuais.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções