UFPel tem nova reitora eleita
Úrsula Rosa da Silva deve conduzir a Universidade Federal de Pelotas, ao lado do vice-reitor eleito Eraldo Pinheiro, pelos próximos quatro anos
A eleição para a reitoria da UFPel terminou. Numa disputa bastante acirrada, a chapa “UFPel Multi” foi a vencedora, com um total de 5.523 votos contra 4.326 votos obtidos pela outra chapa concorrente, a “Frente Ampla”. Os votos são divididos entre professores, técnico-administrativos e estudantes.
Após a apuração, o sistema de paridade do processo, em que cada categoria de eleitores possui peso igual (33,3333%), foi aplicado um fator de correção para os votos: cada voto de professor(a) teve peso 7,1601, cada voto de Técnico(a)-Administrativo(a) peso 7,7087, e cada voto de estudante peso 1.
Com os votos ponderados, o resultado final foi Chapa 10 → 49,9974% / Chapa 20 → 50,0026%
Desta forma, a Chapa 20 venceu a consulta, atingindo 50,0026% do total.
Em nota distribuída via Sistema Cobalto, o meio de contato oficial da UFPel com seus membros, a Reitoria deu por encerrado o processo e declarou vencedora a Profª Úrsula Silva:
“Em decorrência do teor da publicização em veículos de comunicação locais, por parte da Junta Eleitoral, e considerando os inúmeros questionamentos direcionados à Reitoria acerca do resultado da consulta informal realizada para a escolha da reitora e vice-reitor da Universidade, cumpre informar nossa comunidade que na madrugada da última quinta-feira (19), foi concluída a apuração do segundo turno da consulta informal que definiu os novos ocupantes da Reitoria e Vice-Reitoria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para o mandato de 2025 a 2028. A disputa foi protagonizada pela Chapa 10, composta pela candidata a Reitora Prof. Julieta Maria Carriconde Fripp e o candidato a Vice-Reitor Prof. Fábio Vergara Cerqueira, e pela Chapa 20, com a candidatura à Reitoria da Prof. Ursula Rosa da Silva e à Vice-Reitoria do Prof. Eraldo dos Santos Pinheiro.
… Desta forma, a Chapa 20 venceu a consulta com uma diferença de 1,20 votos, atingindo 50,0026% do total.
A UFPel agradece a todos os envolvidos na condução do processo de consulta e à comunidade acadêmica pela participação em mais uma etapa do exercício democrático da instituição”.
JUNTA ELEITORAL AINDA ESPERA AUDITORIA
A Junta Eleitoral composta pelo Adufpel (sindicato dos docentes), Asufpel (sindicato dos servidores) e por representantes dos estudantes divulgou Ata onde diz querer aguardar mais algum tempo para proclamar o vencedor. A alegação é que seria preciso uma auditoria nos votos on-line, modalidade reservada para os estudantes.
Entre os alunos da UFPel, quando somados aos votos online, o total geral de votos dos estudantes foi de 7819, sendo 7647 válidos. A Chapa 10 obteve 3090 votos, enquanto a Chapa 20 somou 4557 votos, uma diferença bastante expressiva em favor da chapa vencedora.
A votação online foi realizada de forma eletrônica e a apuração está disponível no mesmo link utilizado para a votação: https://urnaufpel.ufcspa.edu.br/helios/elections/1a786c3c-747d-11ef-88b1-506b8d8f7a9d/view
Neste link acima, é possível clicar em “auditoria”, onde qualquer pessoa pode verificar a votação.
FRENTE AMPLA ACREDITA EM EMPATE
Pelas redes sociais, a candidata Julieta Fripp (foto) divulgou vídeos onde contesta o resultado, alegando um empate na votação. A matemática, porém, tende a derrubar a tese dos derrotados, uma vez que 50,0026% é diferente e maior que 49,9974%.
“Nós estamos aguardando os desdobramentos que a Comissão Eleitoral vai definir, porque nós empatamos, porque houve uma recontagem dos votos presenciais, e não foi feita auditoria, averiguação de todos os documentos relacionados a essa votação on-line”, disse a candidata.
ELEIÇÃO VIROU CONSULTA INFORMAL
O processo eleitoral para escolha do novo Reitor da UFPel foi marcado por polêmicas e disputas, com acusações de irregularidades por todos os lados. A conquista histórica da comunidade acadêmica que há quase três décadas construiu um processo de participação, ficou abalada e chegou ao final desta eleição de 2024 menor e mais desacreditada do que iniciou.
O que em anos anteriores era tratado pelos participantes como uma eleição, acabou diminuída para uma “consulta informal”.
Veja artigo do Professor da UFPel Alvaro Augusto de Borba Barreto, AQUI
PRÓXIMOS PASSOS
A atual reitora, Isabela Andrade, também em manifestação pelas redes sociais, deu por encerrado o processo eleitoral. “Eu gostaria de agradecer a todos os membros que compuseram a Junta Eleitoral e que trabalharam de forma muito dedicada ao longo deste processo, e principalmente parabenizar a professora Úrsula, reitora eleita da nossa universidade. A partir de agora somos uma só voz no ‘reitora eleita, reitora nomeada’”.
O Conselho Universitário – CONSUN, órgão supremo da Universidade, vai dar andamento ao processo, encaminhando lista tríplice para o Presidente da República, a quem cabe nomear a reitora eleita.
Profª. Úrsula Rosa da Silva vai encabeçar a lista tríplice e deve ser nomeada Reitora da UFPel pelo período de 2025-2028