Diário da Manhã

sábado, 23 de novembro de 2024

Notícias

Morte de Cid Moreira: Jornalista estava internado em segredo

Morte de Cid Moreira: Jornalista estava internado em segredo
03 outubro
14:51 2024

Cid Moreira, o primeiro apresentador do Jornal Nacional, morreu aos 97 anos na manhã desta quinta-feira (3)

Faleceu nesta quinta-feira (3) o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, uma das figuras mais marcantes da televisão brasileira, aos 97 anos.

Cid estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do RJ, desde o dia 4 de setembro, após ser diagnosticado com insuficiência renal crônica. Antes, ele vinha se tratando de uma pneumonia em casa, mas o seu estado de saúde se agravou e, às 8h desta quinta, ele morreu em decorrência de falência múltipla dos órgãos.

A viúva do jornalista, Fátima Sampaio, contou ao programa “Encontro”, porque manteve a internação do apresentador em segredo.

“Não contei para ninguém para manter a privacidade dele, esperando que ele fosse voltar para casa. Fiz meu melhor como ser humano. Temos quase 25 anos juntos, não é brincadeira, é uma história e tanto. Sei da idade dele, mas sempre falava que queria mais um pouquinho”.

“Ele sempre falava que estava cansado, que os últimos anos tinham sido difíceis. O rim, o problema crônico, que cansa a pessoa, a máquina faz um trabalho maravilhoso, mas não é o seu órgão. Ele estava lúcido até o fim”, contou ao programa.

A história de Cid Moreira

Cid Moreira nasceu em Taubaté em 1927 e iniciou sua carreira no rádio em 1944. Ao lado de Sérgio Chapelin, foi o principal apresentador do JN por 26 anos, com sua voz sinônimo de credibilidade.

Além do JN, participou do “Fantástico” e ganhou destaque ao narrar o quadro de Mr. M. Nos anos 1990, começou a gravar salmos bíblicos e completou a gravação da Bíblia inteira em 2011.

Sua biografia foi lançada em 2010, sob título “Boa Noite – Cid Moreira, a Grande Voz da Comunicação do Brasil”, escrita por sua esposa Fátima Sampaio Moreira.

Em nota, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte do apresentador.

“Com tristeza, o Brasil se despede hoje de uma das personalidades mais emblemáticas da história do nosso jornalismo e televisão”, classificou Lula. “Meus sentimentos aos familiares, amigos, colegas e admiradores de Cid Moreira. Seu legado no jornalismo e na televisão brasileira será eternamente lembrado.”

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções