Diário da Manhã

sábado, 23 de novembro de 2024

Notícias

Baixa pressão provoca chuva forte, ventania e temporais no Sul do Brasil

Baixa pressão provoca chuva forte, ventania e temporais no Sul do Brasil
09 outubro
23:56 2024

Baixa pressão sobre o Paraguai provoca chuva forte e volumosa, favorece rajadas de vento e ainda traz temporais isolados

Centro de baixa pressão traz chuva, temporais e vento forte para o Sul do Brasil entre esta quinta e sexta-feira. O vento mais forte deve ocorrer no Rio Grande do Sul e no Leste catarinense enquanto os maiores acumulados de chuva devem se produzir nos estados catarinense e paranaense.

A MetSul Meteorologia alerta que vem mais chuva e que pode ser volumosa a localmente excessiva até esta sexta no Sul do Brasil com acumulados que, em algumas áreas, podem superar a média histórica do mês de outubro inteiro em apenas 72 horas, o que pode causar alagamentos, inundações e elevação de níveis de rios.

A chuva volumosa é consequência de centro de baixa pressão no Paraguai. As áreas de maior risco são a Metade Norte do Rio Grande do Sul, grande parte de Santa Catarina e parte do Paraná, especialmente a Metade Oeste do território paranaense. Nestas áreas, a chuva deve passar de 100 mm em vários pontos até o final da sexta.

A instabilidade mais forte nesta quinta deve se concentrar em Santa Catarina e no Paraná, entretanto de forma localizada, enquanto na maior parte do estado gaúcho os volumes de chuva não devem ser altos. Na sexta, embora possa chover localmente forte no Rio Grande do Sul, a instabilidade deve ganhar força em Santa Catarina e no Paraná.

No Rio Grande do Sul, a chuva volumosa no Norte do estado deve elevar os rios Uruguai e Jacuí, mas não se projeta cheia de maior dimensão.

VENTO FORTE

O grande contraste de pressão atmosférica entre um centro de alta pressão associado a ar frio no Oceano Atlântico a Leste do Sul do Brasil com o centro de baixa pressão sobre o Paraguai traz vento moderado com rajadas fortes.

Tanto nesta quinta como na sexta se projeta vento, em média, fraco a moderado de 30 km/h a 50 km/h no Rio Grande do Sul. Em alguns momentos, entretanto, o vento deve soprar com rajadas de 50 km/h a 80 km/h.

As rajadas mais fortes devem ocorrer na área da Lagoa dos Patos, em Porto Alegre, no Sul da região metropolitana e no litoral, especialmente no Litoral Norte. Na costa, as rajadas de vento de 60 km/h a 80 km/h serão frequentes.

O vento não deve trazer impactos de grande magnitude, mas pode acarretar problemas na rede elétrica isolados e pontuais em diferentes pontos. Há o risco, por exemplo, de quedas de árvores ou galhos.

Fonte: MetSul (https://metsul.com/baixa-pressao-provoca-chuva-forte-ventania-e-temporais-no-sul-do-brasil/)

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções