Zona Rural de Pelotas sofre com fornecimento precário de energia
Segundo moradores, falha na distribuição causou incêndio em residência nesta manhã. Eles irão ao Ministério Público denunciar atuação da CEEE Equatorial
Atualizada às 18:57h com a resposta da CEEE Equatorial
As reclamações sobre o fornecimento de energia elétrica na Zona Rural de Pelotas são conhecidas pela CEEE Equatorial, concessionária responsável pelo serviço. Desde o ano passado, quando um temporal atingiu a região em setembro, os moradores denunciam o atraso no restabelecimento da energia e oscilações na tensão. Cascata, Quilombo, Vila Francesa, Santa Eulália, Cascatinha, Monte Bonito, os relatos chegam de várias localidades.
FOGO DESTRUIU GALPÃO
A situação escalou a tal ponto que, por volta das 6h da manhã desta quinta-feira (17), um incêndio causado segundo os moradores por sobrecarga na rede, atingiu uma residência na estrada Santana Bernardina. O fogo consumiu um galpão, queimou um veículo, freezer, móveis e atingiu também o estoque de lã do morador.
Os Bombeiros foram acionados, mas quando chegaram nada mais puderam fazer, tudo já havia sido consumido pelo fogo.
O proprietário da residência informou ao DM que na noite de ontem, por vota das 23h, uma equipe da CEEE Equatorial esteve na Estrada Santa Bernardina, nas proximidades da residência, realizando reparos em um transformador e que a cada tentativa de religar o equipamento, era possível ver as faíscas e chamas saindo do poste.
“Toda a região da Cascata está enfrentando problemas. Aqui em casa chamamos um eletricista que mediu 238V na rede, já perdi um ar-condicionado e uma geladeira”, relatou outro dos moradores indignados.
“Ficamos sem luz uma semana, uma equipe veio, trocou o transformador, que na mesma hora deu defeito, eles se olharam, entraram no carro e foram embora, sem nenhuma explicação e sem realizar o conserto”, informou outra moradora.
Quem reside nos distritos rurais tem amargado prejuízos financeiros com queima de equipamentos, perda de alimentos, falta de atendimento e negligências da empresa. Há também o risco de vida, como o relatado sobre o incêndio ocorrido na quarta.
“As equipes demoram a vir e quando chegam aqui não sabem o que fazer, temos que ficar orientando os trabalhos, a turma da Equatorial passa a impressão de não saber o que estão fazendo, meio perdidos”. “Ontem quando trocaram o transformador e o troço explodiu, ligamos pro 0800 e a atendente disse que não tinha nenhum chamado para aquela região, e isso que a equipe estava lá”, relatou outra consumidora.
CONTAS COM VALORES EXORBITANTES
Outra situação relatada pelos moradores ouvidos pela reportagem do DM é quanto às contas de energia. Esse mês, receberam as faturas com valores muito acima do que a média de consumo apontava. “Nossa conta passou de R$ 80,00… R$ 100,00 para R$ 800,00 sem termos mudado o padrão de consumo”, disse T.R. “Falei com os vizinhos e todos disseram que também receberam contas com valores mais altos”, completa o morador.
FUNCIONÁRIOS SEM EQUIPAMENTOS
Os relatos seguem apontando uma situação precária, quase dramática, com moradores precisando emprestar motosserras e até mesmo tendo que subir nas árvores para podar os galhos, enquanto as equipes observam. “Se não fazemos isso, que não é nossa responsabilidade, a Equatorial não faz nada”, disse outro morador.
RESPOSTA DA CEEE EQUATORIAL
A reportagem do DM tenta desde a manhã desta quinta-feira, receber informações da concessionária. A assessoria de comunicação enviou a seguinte nota, que publicamos na íntegra:
A CEEE Grupo Equatorial tomou ciência do ocorrido e já está apurando os fatos.
Canais oficiais:
– Central de Atendimento: 0800 721 2333
– WhatsApp/Clara: (51) 3382 5500
– Agência Virtual: www.ceee.equatorialenergia.com.br
Agência Virtual, no www.ceee.equatorialenergia.com.br.”
(As identidades foram preservadas, mas estão à disposição do Ministério Público)