Diário da Manhã

segunda, 21 de outubro de 2024

Notícias

Tragédia causa morte de jovens do Remar para o Futuro

Tragédia causa morte de jovens do Remar para o Futuro
21 outubro
08:30 2024

Dos dez ocupantes da Van, nove morreram e um jovem de 17 anos ficou levemente ferido

Na noite de domingo (21), por volta das 21h40, ocorreu um acidente envolvendo 1 veículo de passeio, 1 van de turismo com 10 ocupantes e um carreta contêiner, no km 665, sentido Sul, da BR 376, em Guaratuba (PR).

Segundo informações preliminares, a carreta conduzida por um homem de 30 anos, que se feriu levemente, teria perdido os freios colidindo na traseira da van, que foi projetada à frente colidindo na traseira do automóvel conduzido por um homem, que estava sozinho e não se feriu.

Em seguida, a van rodou e a carreta a arrastou para fora da pista, tombando sobre ela.

As equipes precisaram aguardar a chegada de um guindaste para içar a carreta com o contêiner para a retirada dos corpos e confirmação dos óbitos, 9 mortos no total, todos ocupantes da van.

A van vinha de São Paulo com destino a Pelotas em viagem fretada com equipe de atletas adolescentes do projeto Remar para o Futuro. Um adolescente de 17 anos foi resgatado com vida e ferimentos leves e levado, juntamente com o motorista da carreta para o Hospital São José em Joinville.

A lista das vítimas fatais foi divulgada pela PRF:

  1. Samuel Benites Lopes, 15 anos
  2. Henry da Fontoura Guimarães, 15 anos
  3. João Pedro Kerchiner, 17 anos
  4. Helen Belony, 20 anos
  5. Nicoli Cruz, 15 anos
  6. Angel Souto Vidal, 16 anos
  7. Vitor Fernandes Camargo, 17 anos
  8. Oguener Tissot (coordenador), 43 anos
  9. Ricardo Leal da Cunha (motorista), 52 anos

O único sobrevivente que estava na van era o jovem atleta João Milgarejo, de 17 anos, que foi socorrido com ferimentos leves e já teve alta do hospital. Ele será trazido à Pelotas em voo cedido pelo Governo do RS.

Os corpos foram encaminhados para o IML em Curitiba, telefone: (41) 3361-7226.

A pista ficou parcialmente interditada, com o fluxo de veículos ocorrendo por uma faixa no local.

A Polícia Rodoviária Federal atendeu a ocorrência.

GOVERNADOR SE MANIFESTA

Pelas redes sociais, o governador Eduardo Leite, idealizador do projeto, lançou a seguinte mensagem:

“Recebo com imensa tristeza a notícia do trágico acidente no Paraná, que tirou a vida de nove pessoas, entre elas, sete jovens de Pelotas, atletas do projeto Remar para o Futuro, criado durante a minha gestão como prefeito. Eles estavam representando nosso Estado com muita honra e talento. Esses jovens eram exemplos de dedicação, superação e orgulho para todos nós. Estavam no auge de suas carreiras, conquistando medalhas e levando o nome do nosso Rio Grande ao topo em uma competição de grande relevância nacional, o Campeonato Brasileiro Unificado, disputado em São Paulo. Já entrei em contato com a Secretaria de Segurança Pública para que se mobilize junto às autoridades do Paraná, oferecendo todo o apoio necessário às famílias e garantindo que tudo que estiver ao nosso alcance seja feito neste momento tão doloroso. Minhas orações estão com as famílias e amigos. Que encontrem forças para enfrentar essa perda. O Rio Grande do Sul está de luto.”

Prefeita decreta luto oficial de sete dias no município

A prefeita Paula Mascarenhas decretou na manhã desta segunda-feira (21) luto oficial de sete dias no município em razão do acidente envolvendo equipe de remo do projeto Remar Para o Futuro, uma parceria entre Prefeitura, Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e clube Centro Português 1º de Dezembro.

UFPel decreta luto de três dias. Atividades acadêmicas estão mantidas

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) também decretou Luto Oficial de três dias após o trágico acidente que vitimou oito integrantes do projeto de extensão “Remar para o Futuro” e o motorista da van que transportava a equipe.

A Portaria 129/2024 oficializando o Luto foi assinada pela reitora Isabela Andrade nesta segunda-feira (21). Embora a Universidade esteja de luto, as atividades administrativas e acadêmicas, como aulas e avaliações, estão mantidas.

Em nota, “A UFPel manifesta sua profunda solidariedade às famílias e amigos(as) das vítimas e continuará prestando todo o apoio necessário durante esse momento de dor”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções