Tragédia causa morte de jovens do Remar para o Futuro
Dos dez ocupantes da Van, nove morreram e um jovem de 17 anos ficou levemente ferido
Na noite de domingo (21), por volta das 21h40, ocorreu um acidente envolvendo 1 veículo de passeio, 1 van de turismo com 10 ocupantes e um carreta contêiner, no km 665, sentido Sul, da BR 376, em Guaratuba (PR).
Segundo informações preliminares, a carreta conduzida por um homem de 30 anos, que se feriu levemente, teria perdido os freios colidindo na traseira da van, que foi projetada à frente colidindo na traseira do automóvel conduzido por um homem, que estava sozinho e não se feriu.
Em seguida, a van rodou e a carreta a arrastou para fora da pista, tombando sobre ela.
As equipes precisaram aguardar a chegada de um guindaste para içar a carreta com o contêiner para a retirada dos corpos e confirmação dos óbitos, 9 mortos no total, todos ocupantes da van.
A van vinha de São Paulo com destino a Pelotas em viagem fretada com equipe de atletas adolescentes do projeto Remar para o Futuro. Um adolescente de 17 anos foi resgatado com vida e ferimentos leves e levado, juntamente com o motorista da carreta para o Hospital São José em Joinville.
A lista das vítimas fatais foi divulgada pela PRF:
- Samuel Benites Lopes, 15 anos
- Henry da Fontoura Guimarães, 15 anos
- João Pedro Kerchiner, 17 anos
- Helen Belony, 20 anos
- Nicoli Cruz, 15 anos
- Angel Souto Vidal, 16 anos
- Vitor Fernandes Camargo, 17 anos
- Oguener Tissot (coordenador), 43 anos
- Ricardo Leal da Cunha (motorista), 52 anos
O único sobrevivente que estava na van era o jovem atleta João Milgarejo, de 17 anos, que foi socorrido com ferimentos leves e já teve alta do hospital. Ele será trazido à Pelotas em voo cedido pelo Governo do RS.
Os corpos foram encaminhados para o IML em Curitiba, telefone: (41) 3361-7226.
A pista ficou parcialmente interditada, com o fluxo de veículos ocorrendo por uma faixa no local.
A Polícia Rodoviária Federal atendeu a ocorrência.
GOVERNADOR SE MANIFESTA
Pelas redes sociais, o governador Eduardo Leite, idealizador do projeto, lançou a seguinte mensagem:
“Recebo com imensa tristeza a notícia do trágico acidente no Paraná, que tirou a vida de nove pessoas, entre elas, sete jovens de Pelotas, atletas do projeto Remar para o Futuro, criado durante a minha gestão como prefeito. Eles estavam representando nosso Estado com muita honra e talento. Esses jovens eram exemplos de dedicação, superação e orgulho para todos nós. Estavam no auge de suas carreiras, conquistando medalhas e levando o nome do nosso Rio Grande ao topo em uma competição de grande relevância nacional, o Campeonato Brasileiro Unificado, disputado em São Paulo. Já entrei em contato com a Secretaria de Segurança Pública para que se mobilize junto às autoridades do Paraná, oferecendo todo o apoio necessário às famílias e garantindo que tudo que estiver ao nosso alcance seja feito neste momento tão doloroso. Minhas orações estão com as famílias e amigos. Que encontrem forças para enfrentar essa perda. O Rio Grande do Sul está de luto.”
Prefeita decreta luto oficial de sete dias no município
A prefeita Paula Mascarenhas decretou na manhã desta segunda-feira (21) luto oficial de sete dias no município em razão do acidente envolvendo equipe de remo do projeto Remar Para o Futuro, uma parceria entre Prefeitura, Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e clube Centro Português 1º de Dezembro.
UFPel decreta luto de três dias. Atividades acadêmicas estão mantidas
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) também decretou Luto Oficial de três dias após o trágico acidente que vitimou oito integrantes do projeto de extensão “Remar para o Futuro” e o motorista da van que transportava a equipe.
A Portaria 129/2024 oficializando o Luto foi assinada pela reitora Isabela Andrade nesta segunda-feira (21). Embora a Universidade esteja de luto, as atividades administrativas e acadêmicas, como aulas e avaliações, estão mantidas.
Em nota, “A UFPel manifesta sua profunda solidariedade às famílias e amigos(as) das vítimas e continuará prestando todo o apoio necessário durante esse momento de dor”.