Diário da Manhã

quinta, 21 de novembro de 2024

Notícias

Eduardo reafirma que fará de tudo para agilizar construção do Porto Meridional de Arroio do Sal

Eduardo reafirma que fará de tudo para agilizar construção do Porto Meridional de Arroio do Sal
31 outubro
15:56 2024

Governador e secretários Ernani Polo e Caio Tomazeli se reuniram com concessionária do futuro empreendimento. Azonasul é contra e alerta para prejuízos

O governador Eduardo Leite reafirmou nesta quinta-feira (31/10) o apoio do governo ao projeto do Porto Meridional de Arroio do Sal. Durante a manhã, Leite e os secretários de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, e de Comunicação, Caio Tomazeli, se reuniram no Palácio Piratini com representantes da concessionária do futuro empreendimento.

“O governo do Estado tem o compromisso de apoiar e agilizar o processo de implantação do porto, que deverá iniciar suas obras em 2025. O Porto Meridional representa um avanço estratégico para a infraestrutura do Rio Grande do Sul, com um ponto logístico essencial para escoar a produção. Faremos todos os esforços para garantir a viabilidade do projeto, tanto na obtenção das licenças ambientais quanto na infraestrutura necessária para o pleno funcionamento do porto”, afirmou o governador.

A instalação do Porto no Litoral Norte garantirá uma posição estratégica, próxima da região da Serra, o que beneficiaria o escoamento da produção do polo metal-mecânico, por exemplo. Leite reforçou que a construção do Porto de Arroio do Sal não implicará em redução de investimentos no Porto de Rio Grande e que serão adotadas todas medidas necessárias para a manutenção da competitividade do terminal localizado na Zona Sul do Estado.

“Faremos todos os esforços para garantir a viabilidade do projeto”, ressaltou Eduardo – Fotos: Jürgen Mayrhofer/Secom

Sobre o Porto Meridional de Arroio do Sal

O Porto Meridional de Arroio do Sal será implantado em formato de Terminal de Uso Privado (TUP) e terá a concessão administrada pela Porto Meridional Participações S/A. Além de reduzir custos logísticos, o porto permitirá maior agilidade no escoamento de produtos. A partir desse projeto, a economia do Estado se beneficiará com novas rotas comerciais e ampliação da capacidade de exportação.

PREJUÍZOS PARA A ZONA SUL DO RS

A Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), que reúne 23 prefeituras da região sul gaúcha, manifestou sua preocupação e rejeição à recente aprovação do projeto de construção do Porto Meridional em Arroio do Sal, anunciado pelo Governo Federal. A entidade, presidida pela prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, argumenta que a iniciativa trará graves impactos socioambientais e econômicos para o Rio Grande do Sul, enquanto o potencial portuário existente em Rio Grande e Santa Catarina ainda é subutilizado. SAIBA MAIS AQUI

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções