HUB de Inovação em Inteligência Artificial da UFPel promove inscrições para 1° Olimpíada Nacional de IA
Com quatro fases previstas para esta competição, a ONIA visa ensinar e aproximar o estudante brasileiro do campo da inteligência artificial
O HUB de Inovação em Inteligência Artificial da UFPel (H2IA) em parceria com as instituições EduSpace e Instituto de Inteligência Artificial/ Laboratório Nacional de Computação Científica (IIA/LNCC), está com inscrições abertas e gratuitas para a 1° Olímpiada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA). As inscrições podem ser feitas até 25 de novembro, através do site da ONIA ou do aplicativo, disponível em Android ou IOS.
A ONIA será dividida em duas categorias de participação: categoria regular e categoria livre. Na categoria regular, estudantes do fundamental (a partir do 8° ano) e do ensino médio poderão se inscrever para participar da olimpíada. A categoria livre será destinada a educadores e demais interessados, podendo participar das duas primeiras fases da olimpíada, com garantia de certificado de horas complementares.
Com quatro fases previstas para esta competição, entre novembro de 2024 à abril de 2025, a ONIA visa ensinar e aproximar o estudante brasileiro do campo da inteligência artificial, além de identificar e promover futuros talentos. Os alunos com maior destaque ao final da competição serão selecionados para a participação da Olimpíada Internacional de Inteligência Artificial (IOAI) em Pequim, em 2025. Focada na promoção do letramento digital nas escolas e inclusão da IA no currículo básico, a ONIA também busca contribuir para a formação de uma nova geração de profissionais capacitados para enfrentar os desafios do mundo moderno, através das ligações entre a academia e o ensino básico.
Fundado em 2019 pela UFPel, o H2IA visa conectar a academia, profissionais, comunidade e empresas interessadas no desenvolvimento e na aplicação de Inteligência Artificial (IA) na região sul do estado, com foco em incentivar a adoção da IA, promovendo a colaboração entre diferentes setores e impulsionando o crescimento regional por meio de inovação tecnológica.