Museu da Baronesa está com reformas concluídas
Patrimônio passa pela etapa de reinserção do acervo e deve reabrir em breve
O Museu da Baronesa está prestes a abrir novamente suas portas à visitação pública. A execução do projeto de reforma e restauração do prédio está concluída e o patrimônio foi entregue, na tarde de domingo (29), pela prefeita Paula Mascarenhas. O investimento nas obras foi de mais de R$ 1,5 milhão, com recursos do Ministério da Justiça, representado pela Caixa Federal, via Fundo de Defesa dos Direitos Difusos.
“Estou feliz pela conclusão dessa obra, complexa e delicada, que o Museu tanto precisava. A curto prazo, serão abertas as portas para receber aqueles que querem conhecer a história e a cultura. Trata-se de uma entrega expressiva, importante para Pelotas. Cumprimento todos os envolvidos na preservação desse patrimônio, com reconhecimento e apreço”, pontuou a prefeita.
Após cerimônia, visitação foi aberta para grupos – Fotos: Rodrigo Chagas
O Solar da Baronesa – prédio que concentra o Museu -, conta com cerca de 160 anos. É patrimônio nacional e municipal. O projeto de restauro foi elaborado pela equipe técnica da Secretaria de Cultura (Secult), coordenado pelo arquiteto Fábio Caetano.
O projeto incluiu obras de execução de madeiramento de telhado, subcobertura e telhamento, restauração de forros, rodaforros e tabeiras, restauração de fachadas e das estátuas localizadas na platibanda, consolidação de fissuras, trincas e rachaduras de paredes, recuperação de alvenarias internas e externas, pintura de alvenarias internas, restauração das escadas de madeira, esquadrias e dos pisos de ladrilho.
Acervo volta ao lugar com cuidado – Foto: Rodrigo Chagas
O arquiteto Fábio Caetano agradeceu à equipe da Secult, a parceria da Caixa, a empresa Marques Imóveis Construtora Ltda e demais envolvidos na execução do projeto. Fez referências especiais ao Iphan e destacou a política de gestão, em Pelotas, para valorizar o patrimônio.
No final da cerimônia, foi permitida a entrada no prédio, para o público conhecer a reforma, em grupos de dez pessoas de cada vez.
Acompanharam a entrega do Museu da Baronesa os secretários de Cultura, Paulo Pedrozo, de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, e de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho, além do assessor especial de Comunicação, Gustavo Azevedo, da coordenadora de Transparência e Controle Interno, Tavane Krause, do vereador Carlos Júnior, da diretora do Museu, Fabiane Rodrigues Loth, da assessora especial do projeto Pelotas Cidade das Crianças, Carmen Vera Roig, e do presidente da Associação dos Amigos do Museu da Baronesa, Henrique Fetter Carvalho.
Vistoria no Parque
A prefeita Paula, antes da cerimônia de inauguração do Museu, vistoriou as obras de requalificação do Parque da Baronesa, em fase de acabamentos. A entrega do Parque revitalizado está confirmada para terça-feira (31), às 15h.
Paula verificou a etapa final das obras e conversou com o público – Fotos: Rodrigo Chagas
“A Baronesa é o grande parque da cidade, com opções para todos os públicos”, enfatizou, citando os locais para a prática de esportes, cuja área, antes da revitalização, estava degradada e sem aproveitamento, para lazer, descanso, contemplação e comércio. “Oferecemos estrutura adequada e de qualidade para muitas atividades. É importante que a população ajude a cuidar, a preservar”.