Diário da Manhã

sábado, 11 de janeiro de 2025

Notícias

Daniela Brizolara é a primeira mulher negra a assumir a Prefeitura de Pelotas

Daniela Brizolara é a primeira mulher negra a assumir a Prefeitura de Pelotas
10 janeiro
20:27 2025

Fica no cargo até segunda-feira, enquanto o prefeito Fernando Marroni está licenciado

Desde a última quinta-feira (9), a vice-prefeita Daniela Brizolara (PSol), é prefeita – em exercício – de Pelotas. Daniela é a primeira mulher negra a ocupar a vaga. O prefeito, Fernando Marroni, está afastado por questões familiares e reassume na próxima segunda-feira (13).

Na agenda desta sexta-feira (10), estão despachos e a participação na posse da nova reitora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Sobre Daniela

Daniela é cantora, compositora, locutora e professora de Artes com habilitação em Música, graduada pela UFPel. Tem reconhecida carreira musical nos palcos da cidade e região, cantando samba e MPB. Também participou como intérprete de festivais renomados, como Reponte da Canção e Tafona. Foi idealizadora e coordenadora de projetos na Academia do Samba como Semente Azul do Samba e de oficinas gratuitas de violão e canto oferecidas à comunidade em geral.

Antes de ser eleita vice-prefeita, foi presidente do Conselho Municipal de Cultura de Pelotas, proferiu palestras sobre a importância cultural e social do carnaval e da Escola de Samba, e também ministrou oficinas de canto e violão em vários bairros da cidade de Pelotas, além de assessora na Câmara de Vereadores de Pelotas. É uma das fundadoras do Grupo de Cantos Sagrados Ojuobá, que tem por objetivo difundir a cultura afro-brasileira e africana, por meio do canto, e combater o preconceito. Também é coordenadora do Emancipa – movimento social de educação popular.

Daniela é a terceira mulher a assumir o mais alto cargo na Prefeitura de Pelotas, e a primeira mulher negra. Antes dela, a presidente da Câmara de Vereadores, Diosma Martinez Nunes, ocupou a cadeira, quando o prefeito Adolfo Antonio Fetter se licenciou para concorrer à reeleição. E, a partir de 2013, Paula Mascarenhas como vice-prefeita ocupou a vaga, interinamente, algumas vezes e, em 2016 foi eleita prefeita.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções