Diário da Manhã

quarta, 15 de janeiro de 2025

Notícias

Mutirão contra a dengue no bairro Fragata

Mutirão contra a dengue no bairro Fragata
15 janeiro
10:41 2025

Moradores do quadrilátero que abrange a rua Major Francisco Nunes de Souza e avenidas Cidade de Lisboa, Duque de Caxias e Pinheiro Machado devem descartar para recolhimento, nesta quinta e sexta-feira, qualquer objeto que junte água parada

A Prefeitura, por meio das equipes das secretarias de Saúde (SMS) e de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), promove nesta quinta e sexta-feira (16 e 17) o primeiro mutirão do ano contra a dengue em Pelotas. A atividade será realizada no bairro Fragata, a partir das 8h, no quadrilátero formado pela rua Major Francisco Nunes de Souza com avenidas Cidade de Lisboa, Duque de Caxias e Pinheiro Machado. Neste perímetro, a gestão solicita aos moradores o descarte em frente às casas de qualquer objeto que junte água parada, como pneus, garrafas, mobiliário, entre outros. O material será recolhido pela Prefeitura.

Ao todo, serão 40 funcionários para limpeza e recolhimento de entulhos, com duas retroescavadeiras e duas caçambas, além de outros 40 agentes de endemia e comunitários de saúde. Este contingente terá incumbência de distribuir material informativo e esclarecer a população para se prevenir contra a dengue. A região foi escolhida por concentrar maior incidência. Em 2024, até 30 de dezembro, dos 631 focos detectados pela Prefeitura, praticamente a metade (49,29%) foi no bairro Fragata, seguido pelas Três Vendas (19,02%).

“Quem vai combater a dengue é a comunidade pelotense, não deixando água parada e se sensibilizando com a ideia de que está nas nossas mãos evitar um novo surto de casos a partir de março. Para isso, a Prefeitura vai se dedicar ao máximo, colocando seus agentes de endemia em ação juntamente com as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura”, disse o prefeito Fernando Marroni. Ele não descarta agregar outras secretarias e autarquias no processo até reduzir consideravelmente o número de focos.

Foi acertado também que o quadro de agentes da SMS (responsáveis pelo combate às endemias e os agentes comunitários de saúde) irá acompanhar as equipes da Ssui nos mutirões de limpeza previstos na cidade. O próximo, a partir do dia 20 deste mês (segunda-feira), será no Sítio Floresta, na jjjzona norte de Pelotas. As equipes irão distribuir material educativo para evitar focos de proliferação do Aedes aegypti no município. Uma nova frente de trabalho contra a dengue está prevista para os dias 3 e 4 de fevereiro novamente no Fragata.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções