Diário da Manhã

Notícias

ARTIGO: Os Primeiros Cem Dias da Nova Gestão da UFPel

ARTIGO: Os Primeiros Cem Dias da Nova Gestão da UFPel
30 abril
09:30 2025

Ursula Rosa da Silva

Eraldo Pinheiro

A nova gestão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) completa seus primeiros cem dias com uma série de ações e avanços que reafirmam nosso compromisso com a qualidade do ensino, a inclusão social, a pesquisa, a inovação e o fortalecimento das estruturas institucionais. As ações abrangem desde melhorias na infraestrutura até políticas de permanência e inclusão, passando por expansão de cursos e articulações internacionais na perspectiva de construir um modelo de universidade cidadã que dialoga com os desafios da educação superior na atualidade.

Expansão do ensino e maior procura pelo ENEM dos últimos anos

Lançamos em março, em parceria com a UERGS, o novo curso de Engenharia de Transporte e Mobilidade, que atuará junto aos desafios relacionados à crescente urbanização e à complexidade dos sistemas de transporte. Aproxima-se também a Mostra de Cursos, organizada pela Pró-Reitoria de Ensino, a ser realizada no dia 14 de maio, evento este que realiza a divulgação dos cursos da UFPel para estudantes da rede de ensino e para a comunidade. Iniciativas como estas têm gerado visibilidade e atraído mais estudantes para a instituição: o percentual de matrículas via ENEM subiu de 60% (2024) para 77% (2025). Já os cursos de licenciatura também registraram um crescimento, neste caso de 30%, nas matrículas. Para apoiar os estudantes, estamos investindo em políticas de permanência, com novos auxílios, melhorias estruturais e o lançamento de um aplicativo que facilita o acesso a serviços como o transporte de apoio, com acompanhamento em tempo real dos deslocamentos dos ônibus.

Inclusão e políticas afirmativas

A recém criada Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe) vem atuando com diversas frentes urgentes, como a construção de protocolos para atendimento a estudantes com necessidades específicas, bem como a elaboração de normativas para o combate às diversas formas de violência e discriminação. Destaca-se ainda o fortalecimento do processo seletivo especial para indígenas e quilombolas, que completa 10 anos em 2025. Pretendemos ampliar as vagas para esse processo seletivo ainda este ano. Temos ainda estreitado laços com as comunidades quilombolas da região, o que tem trazido importantes experiências no fortalecimento das políticas de inclusão.

Apoio às mães e a saúde mental

Diversas ações vem buscando reforçar o suporte da nossa Universidade às mães estudantes: inauguramos novos espaços de amamentação e fraldários, além de termos criado a “Afroteca”, espaço lúdico de apoio às mães em dias de prova. Essas ações, foco da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), são feitas em diálogo com a comunidade estudantil e visam fortalecer a permanência, tanto para a graduação quanto a pós-graduação. Temos tratado ainda de ampliar o acolhimento aos estudantes internacionais, uma parceria com nossa Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). A PRAE vem trabalhando, também, no desenvolvimento de um programa de prevenção ao suicídio, reforçando o cuidado com a saúde mental na comunidade acadêmica.

Valorização dos servidores

Nossa gestão também tem atuado junto aos servidores com ações de acolhimento, capacitação e valorização. Neste dia 29 de abril, será lançado o “Guia da Liderança”, acompanhado de curso de formação. Estamos ofertando, também, vários eventos envolvendo a temática da liderança feminina, como forma de valorizar e incentivar as mulheres para estarem em cargos de gestão. Além disso, está em preparação o edital “Empresas Parceiras”, que buscará firmar convênios para oferecer descontos e benefícios aos servidores da instituição.

Extensão e atuação junto aos municípios da Região Sul

Estamos, além disso, nos aproximando das prefeituras dos municípios da Região Sul para ampliar projetos e convênios, colocando a estrutura da UFPel à disposição em questões relacionadas ao meio ambiente, dos recursos hídricas, da saúde e na prevenção das emergências climáticas. Todas as ações, com protagonismo da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PREC), vem dando ênfase à curricularização da extensão e a relação com os temas dos 18 ODS (Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável) para efetivarmos o impacto das ações junto à comunidade da Região Sul do Estado.

Pós-graduação em expansão

A pós-graduação teve um reforço importante com a conquista de 91 novas bolsas de mestrado e doutorado em 2024. Além disso, 29 programas tiveram estudantes indicados para estágios sanduíche no exterior, fortalecendo a produção científica e a presença internacional da UFPel. Em articulação com redes como a Rede Unifronteiras e a Rede REGIES, a Universidade vem avançando em políticas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, buscando também convênios para pós-graduações interinstitucionais, graduações em dupla diplomação e estratégias de educação sustentável, como o evento “Desafios e novas Perspectivas para o Pós-Enchentes”, que será realizado em maio na UFRGS.

Internacionalização

O fortalecimento da presença internacional da UFPel também se expressa na reestruturação da Coordenação de Relações Internacionais (CRInter), na qual criamos o Núcleo de Acompanhamento e Formação para Internacionalização (NAFIN) e a Divisão de Tradução e Internacionalização Acadêmica (DITIA). As ações voltadas à formação linguística e acadêmica — como o curso “UFPel Global: Comunicação para Atendimento Internacional” — e a reformulação dos critérios para mobilidade estudantil buscam democratizar o acesso à internacionalização. Paralelamente, novas parcerias com instituições da Polônia, Rússia e Chile, além da participação ativa na Associação de Universidades do Grupo Montevideo (AUGM), ampliam as fronteiras acadêmicas da Universidade.

Infraestrutura em destaque e obras que fortalecem no atendimento em saúde

Destacamos a importante conquista da obra da sede própria do Hospital Escola (HE/UFPel), que receberá recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que inicia ainda este mês e trará uma ampliação significativas de leitos e novos serviços para o Sistema Único de Saúde da região. Está em fase final, também, a obra dos ambulatórios cuja mudança possibilitará a construção dos novos blocos do Hospital Escola. Além disso, tivemos a inauguração do novo tomógrafo, que já está qualificando o atendimento aos usuários do SUS, com atenção especial a pacientes oncológicos.

A área de infraestrutura também avança com a inauguração do prédio do curso de Gestão Ambiental, no mês de abril. Temos, ainda, licitações em andamento para obras importantes como a subestação elétrica do CEHUS, a reforma do telhado do ICH, a revitalização do Grande Hotel, a piscina da ESEF, a clínica horizontal da Odontologia e o novo Hospital Veterinário. Está em andamento, também, a fase de projetos da reforma da Escola de Belas Artes, além da execução da construção do edifício sustentável NZEB e do prédio 1001 do Centro de Engenharias. Estão em curso obras nos telhados da FAUrb e do Complexo de Esporte, Saúde e Cultura (CESC).

Capão do Leão: novo turno à noite

No campus Capão do Leão, estão em andamento melhorias na estrutura para, já no segundo semestre, implantarmos seu funcionamento noturno, com transporte e Restaurante Universitário em operação nesse período. A medida amplia as possibilidades para oferta de aulas e atende antigas demandas de estudantes e professores.

Nestes primeiros cem dias, reafirmamos o compromisso com uma UFPel mais inclusiva, estruturada e conectada com os desafios do presente e do futuro. Cada ação realizada é um passo firme na construção de uma universidade pública que transforma vidas, acreditando no poder do conhecimento para mudar realidades e se colocando a serviço da sociedade. Defendemos a educação pública, gratuita e de qualidade como um pilar essencial da democracia — é nesse ambiente democrático que a universidade floresce, inova e expande suas fronteiras físicas, sociais e intelectuais. Frente às crises climáticas e às urgências sociais, a UFPel reafirma seu papel de liderança regional e seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, sempre conectada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e às demandas do território.

Seguimos acreditando que o futuro se constrói todos os dias, com a força da nossa comunidade universitária e com o compromisso de formar pessoas capazes de transformar o mundo com conhecimento, ética e responsabilidade social. Este é apenas o começo: juntos e juntas, continuaremos a construir a UFPel que sonhamos e que a sociedade merece.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções