Temporal causa estragos em Pelotas
Em Pelotas, árvores e galhos caíram e estruturas foram afetadas. Linhas de ônibus da Colônia foram canceladas

Árvore quebrada na Rua Antônio dos Anjos, em frente ao Colégio Assis Brasil

Galhos espalhados na Rótula do BIG
Os ventos fortes do ciclone extratropical previstos pela Defesa Civil atingiram a região Sul do RS na madrugada de domingo. Em Pelotas, as rajadas chegaram a mais de 80km/h, segundo aviso meteorológico emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia.
O vendaval, acompanhado de muita chuva, causou estragos em diversos pontos da cidade de Pelotas. Na manhã de segunda-feira foi possível verificar os danos, com fios e árvores caídas e galhos sobre as ruas. Outras estruturas também foram atingidas, confirmando as previsões do INMET, que emitiu alerta sobre possíveis danos em edificações.
No calçadão da rua Andrade Neves, esquina com a rua Mal. Floriano, parte do letreiro de uma farmácia foi arrancada pela força dos ventos. O local foi isolado pois é uma área de intenso fluxo de pedestres.
Na rua Antônio do Anjos, em frente ao Colégio Assis Brasil, uma árvore foi parcialmente arrancada e os galhos ficaram sobre a pista e a calçada. Também na rua Antônio dos Anjos, o tapume de uma obra sofreu com a ação dos ventos, tendo sua estrutura sido bastante afetada.

Fios caídos na calçada em frente a UBS Fátima
Por diversos bairros de Pelotas foi possível ver as consequências do ciclone extratropical. Na Av. São Francisco de Paula, uma árvore tombou sobre o canteiro. Na “rótula do BIG”, galhos se desprenderam. A estação de bicicletas de aluguel que fica naquele ponto também foi atingida, com os veículos sendo arremessados.
Em frente a UBS Fátima, que está funcionando na rua Dom Pedro II entre Félix da Cunha e Anchieta, no antigo prédio do Colégio Santa Margarida, o vento arrancou a fiação de telefonia, deixando os fios pendurados bem na entrada da Unidade de Saúde.
Chuvas provocam cancelamentos de linhas de ônibus na colônia
A Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) informou que as chuvas e ventos registrados entre o fim de semana e a manhã desta segunda-feira (28) impactaram o transporte coletivo da zona rural de Pelotas. De acordo com a Sala de Situação da Prefeitura, o município registrou 110 milímetros de precipitação, o que causou quedas de árvores, pontes submersas e atrasos na circulação de veículos, levando à suspensão de horários de ônibus na colônia.

Estragos foram vistos por várias regiões de Pelotas
A linha Santo Antônio teve dois horários cancelados o das 10h30 e das 11h45. Maciel também cancelou os horários das 10h e das 11h25. Santa Silvana e Rincão do Andrade também cancelaras as linhas da manhã. E Bachini estão cancelados os horários das 21h45 e 23h.
A instabilidade climática também comprometeu a internet na zona rural, dificultando a comunicação de moradores e empresas de transporte.
Trânsito afetado
Além das interrupções no transporte, o temporal causou a queda de um poste na rua Arthur de Souza Costa, no bairro Navegantes, deixando a via bloqueada. No Laranjal, uma árvore caída na avenida Rio Grande do Sul reduziu o tráfego a meia pista.
A STT segue acompanhando a situação e orienta motoristas e usuários do transporte coletivo a buscar informações atualizadas sobre as linhas antes de se deslocarem. O contato da empresa que faz o transporte da zona rural é o (53) 981581870.







