Diário da Manhã

Notícias

Comissão Externa para acompanhar feminicídios no RS realiza audiências públicas em Pelotas e Rio Grande nesta sexta-feira

Comissão Externa para acompanhar feminicídios no RS realiza audiências públicas em Pelotas e Rio Grande nesta sexta-feira
07 agosto
15:58 2025

Comissão é coordenada pela deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS)

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados criada para acompanhar os feminicídios no Rio Grande do Sul, coordenada pela deputada federal Fernanda Melchiona (PSOL-RS), inicia, nesta semana, a fase de incursões pelo interior do estado para realizar visitas técnicas a órgãos públicos que compõem a rede de proteção à mulher e audiências públicas para conhecer as demandas de cada região. Nesta sexta-feira (08), a Comissão realiza audiências públicas nos municípios de Pelotas e Rio Grande.

“Depois de termos visitados inúmeros órgãos públicos em Porto Alegre, como Patrulha Maria da Penha, Polícia Civil, Conselho Estadual de Mulheres, etc., iniciamos uma nova fase dos trabalhos da comissão agora no interior do RS. Sabemos que a maior parte dos feminicídios ocorre justamente no interior, onde a estrutura de atendimento à mulher é mais precária ou inexistente. Queremos conhecer a realidade de cada localidade para poder propor políticas públicas assertivas que salvem a vida das mulheres”, explica Fernanda Melchionna.

Foram convidadas, para ambas as audiências, deputadas federais, estaduais, vereadoras de cada cidade, representantes do governo do estado, das prefeituras, e de órgãos públicos como Brigada Militar, Polícia Civil, Defensoria Pública e Ministério Público, além de representações de movimentos de mulheres e feministas.

Agenda: sexta-feira (08/08)

10h – Audiência Pública em Rio Grande

Local: Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Rio Grande. (Largo Engenheiro João Fernandes Moreira, Centro)

18h – Audiência Pública em Pelotas

Local: Câmara Municipal de Pelotas. (R. Quinze de Novembro, 207 – Centro)

Sobre a Comissão

A Comissão Externa para acompanhar os feminicídios no Rio Grande do Sul foi criada após o feriado prolongado de Páscoa de 2025, quando foram contabilizados 10 feminicídios no estado. O número alarmante de assassinatos de mulheres motivou a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) a criar a Comissão, que se propõe a fazer um raio-x da rede pública de proteção à mulher em todo o estado, afim de detectar debilidades e propor políticas públicas de proteção às mulheres. A proposta de criação da comissão foi aderida por todas as deputadas federais gaúchas: Maria do Rosário (PT), Daiana Santos (PCdoB), Denise Pêssoa (PT), Any Ortiz (Cidadania) e Franciane Bayer.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções