Cia. de Dança Afro Daniel Amaro representa Pelotas no Rio de Janeiro
Grupo pelotense integra a programação do Dia Municipal da Dança Afro-brasileira
A Cia. de Dança Afro Daniel Amaro estará nos dias 16 e 17 de agosto, no Rio de Janeiro, no Teatro Municipal, dentro da programação do Dia Municipal da Dança Afro-brasileira, uma homenagem a primeira bailarina negra do Teatro Municipal, a senhora Mercedes Batista, evento que integra o Projeto Entre o Samba e o Ballet: Realidades e Possibilidades, projeto idealizado pelo segundo bailarino do Teatro Anderson Dionisio, a Oficina acontecerá no dia 16 de agosto às 10h até as 11:30 e no dia 17 de agosto a Mostra Coreográfica às 15h no Teatro Municipal no salão Assyrio, a Cia. apresentará fragmentos do espetáculo A Reminiscência dos Tambores do Corpo…

OFICINA DE DANÇA AFRO CONTEMPORÂNEA
A Dança Afro Contemporânea surge da possibilidade de experimentação da junção entre dois estilos de dança – a Contemporânea e a Afro, transformando tal junção em uma técnica de força, movimento, dinâmica e fluidez dos corpos. Se conduz os gestos da dança étnica como forma de movimentos contínuos que, às vezes, podem ser lentos ou rápidos, através de um estudo técnico e de pesquisa, experimentando as semelhanças e diferenças de ambos os estilos. A proposta de Daniel Amaro é realizar uma oficina, que segue a linha de trabalho desenvolvida na Cia. de Dança Afro Daniel Amaro: um processo que compreende a dança de matriz africana como estudo técnico e de pesquisa a partir de duas linhas diferentes – a dança de matriz africana e a dança afro contemporânea – experimentando, desta maneira, suas semelhanças e diferenças.
Tendo como foco o estudo da fusão das duas técnicas, propõe-se o reencontro dos participantes com seu próprio conhecimento corporal, através da realização de exercícios de respiração, alongamentos e sequências de movimentos específicos, bem como oportunizando espaço para criação e improvisação.
Fragmentos do espetáculo A Reminiscência dos Tambores do Corpo
Em comemoração aos 10 anos de aniversário da Cia. de Dança Afro Daniel Amaro, a Cia. produziu em 2010, o espetáculo A Reminiscência dos Tambores do Corpo no Âmago dos Homens Ifá na crença do Maria, Marias. Com a proposta de agregar em uma única obra o retrospecto da Cia., buscou-se recorrer aos cinco espetáculos já montados ao longo de uma década. Narrando a trajetória do povo negro. O espetáculo aborda a retirada dos negros da África até a contemporaneidade brasileira. Remetendo ao cotidiano africano, o espetáculo agrega, movimentos que evocam a dança, os ritmos e a religiosidade da cultura africana, demonstrando a mescla cultural existente entre a África e o Brasil, além da reconstrução da identidade baseada na crença e na fé. Assim, a obra descreve uma tentativa de buscar a essência perdida de cada indivíduo, possibilitando a criação de novas formas de viver e de se expressar. E é quando relembramos de nossa história, do nosso ponto de partida, de nossas vivências no transcorrer do tempo, que enxergamos a importância de se preservar a essência de cada indivíduo na criação de novas formas de viver.
Ficha técnica:
Bailarino e interprete: Daniel Amaro.
Trilha: Aka Mon e Doudou N’adye Rose, Edu da Matta e Jucá de Leon, Bira Reis, YoYo Man e Bob Macferrin.
Edição de imagens: Marcelo Vergara.
Figurino: Ana Claudia Santos.
Coreografia: Daniel Amaro
Direção Artística: Daniel Amaro.
Duração: 15 minutos.
Indicação: Livre
O espetáculo já circulou por Jaguarão, Arroio Grande, Porto Alegre e Caxias do Sul e Pelotas (RS), Goiânia e Catalão (GO), São Paulo (SP), Itajaí (SC), Canellones e Rivera(Uruguay).
Fotos: Volmer Perez







