Diário da Manhã

Notícias

Reunião apresenta projeto de revitalização Orla do Arroio Pelotas para comunidade

Reunião apresenta projeto de revitalização Orla do Arroio Pelotas para comunidade
13 agosto
08:45 2025

O projeto redesenhado pela atual gestão, inclui abertura de acesso público à orla do arroio Pelotas

Foi realizada, na noite desta segunda-feira (11), uma reunião de apresentação do projeto de revitalização do acesso da Orla do Arroio Pelotas junto à comunidade do Areal Fundos. A proposta prevê a valorização da região com um percurso histórico, cultural e inclusivo, com pavimentação do acesso à orla do Arroio e outras melhorias de infraestrutura viária e drenagem.

O encontro ocorreu no auditório da EMEF Piratinino de Almeida por iniciativa dos vereadores Fernanda Miranda (PSOL) e Paulo Coitinho (Cidadania). A obra conta com projeto da Secretaria de Urbanismo (Seurb), com apoio da Secretaria de Turismo, e recursos de emenda parlamentar do Deputado Daniel Trezciak, vinculadas ao Ministério do Turismo, no valor de R$ 5,7 milhões.

O projeto redesenhado pela atual gestão, via Secretaria de Urbanismo, inclui abertura de acesso público à orla do arroio Pelotas, com pavimentação com blocos de concreto cinzas e coloridos, ciclofaixa, calçamento e drenagem. A rota será a partir da Avenidas Domingos de Almeida, seguindo pela Barão de Corrientes, trecho da Estrada da Costa e Vila da Palha.

“O projeto visa potencializar o aspecto turístico sem perder o caráter público, com melhorias para a comunidade da Vila da Palha e abertura de acesso à população ao arroio Pelotas – algo hoje bastante restrito”, destaca o secretário de Urbanismo, Otávio Peres.

Atualmente, a obra está em fase de aprovação técnica na Caixa Econômica Federal, com recursos garantidos. A expectativa da prefeitura é de iniciar o processo licitatório ainda neste ano. Além de conhecer o projeto e tirar dúvidas, a comunidade presente no encontro apresentou outras demandas históricas da região, seja de problemas de drenagem e de falta de patrolamento em ruas do bairro.

“Foi um momento importante de diálogo. Sabemos que este projeto sozinho não vai resolver todos os problemas históricos do Areal Fundos, mas é uma importante iniciativa de valorização e reconhecimento dessa região, que possui uma riqueza histórica e natural dentro de nossa cidade. Iremos seguir acompanhando este projeto e trabalhando por mais obras e manutenção nas ruas do nosso bairro, que estiveram por anos abandonadas”, comentou Fernanda Miranda.

Além dos vereadores proponentes, a reunião contou com a participação de representantes do deputado Trezciak e de outros parlamentares, do secretário Otávio, do presidente do Sanep, Ellemar Wojahn, e de representantes de outras secretarias.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções