Colégio Pelotense realiza evento sobre memória histórica da escola
Dia do Gato Pelado tem como temática relembrar a história da escola centenária
O Colégio Municipal Pelotense traz mais uma edição do “Dia do Gato Pelado” ao município. O evento tem como temática relembrar a história da escola centenária, sendo aberto para todos os públicos, não se limitando apenas à instituição. A realização será dia 16 de agosto (sábado), às 9 horas.
Para 2025, o Dia do Gato Pelado contará com uma homenagem à professora Glaura Lauz, importante mulher para a história do Pelotense e para a ginástica artística. Além disso, o Teatro dos Gatos Pelados também será tema do evento, uma vez que o colégio está completando 120 anos de atividades teatrais extracurriculares. Para isso, haverá a participação de Valter Sobreiro Júnior e Charlie Rayné para rebuscar a vitoriosa marca do Teatro no cenário nacional e regional, suas próprias memórias ao atuarem no grupo, além da importância social que o teatro tem para a instituição e para a sociedade. Junto à essa programação, acontecerá a abertura das chamadas “Gatopíadas”, as olimpíadas das cores da escola.
O evento sempre foi um sinônimo de progresso humano. De acordo com o coordenador do Colégio Pelotense e responsável pela organização do Dia do Gato Pelado de 2025, João Nei Neves, as primeiras edições ocorreram em 14 de julho, na mesma data da Tomada da Bastilha, na França, em 1789. A ideia era tratar o evento como uma alusão aos ideais da Revolução Francesa – liberdade, igualdade e fraternidade – algo que persiste na instituição até os dias atuais. Além disso, conforme João Nei, a realização do Dia do Gato Pelado emociona os ex-alunos que visitam a escola, uma vez que se trata da história do colégio e de memórias afetivas ao longo de vidas. “É como se passasse um filme na cabeça das pessoas”, afirma.
Já o coordenador do Teatro dos Gatos Pelados e organizador auxiliar do Dia do Gato Pelado, Joaquim Dias, menciona: “A mensagem principal que o Teatro quer transmitir é a valorização da tradição teatral do Colégio Municipal Pelotense ao longo da história, evidenciando o íntimo vínculo que essa forma de expressão artística sempre teve com a escola. É também ressaltar a importância do teatro como meio de desenvolvimento humano, artístico, pedagógico e socioemocional”.

Serviço:
O quê? Dia do Gato Pelado – 16 de agosto, às 9h
Endereço: Rua Marcílio Dias, 1597 – Centro, Pelotas – RS, 96020-480







