Diário da Manhã

Notícias

Exposição de fotos na Capital homenageia três artistas visuais de Pelotas

Exposição de fotos na Capital homenageia três artistas visuais de Pelotas
19 agosto
08:58 2025

Exposição Amigos Artistas, do fotógrafo Fernando Zago, reúne imagens feitas ao longo dos últimos 25 anos

A exposição de fotografias Amigos Artistas, em cartaz no Museu de Arte do Paço, em Porto Alegre, até 19 de setembro, homenageia três artistas visuais de Pelotas entre os 34 destacados pelo fotógrafo Fernando Zago, que assina a mostra. São eles: Mário Röhnelt, Lenir de Miranda e Clara Pechansky.

Röhnelt nasceu em Pelotas em 15 de dezembro de 1950. Estudou arquitetura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Participou do grupo de desenhistas KVHR e da Associação Espaço NO. Em 2014, o Margs apresentou retrospectiva com 200 trabalhos do artista. No ano seguinte, ele expôs no Museu Leopoldo Gotuzzo, em Pelotas. Sofria do mal de Parkinson e morreu em 16 de dezembro de 2018, aos 68 anos.

Lenir de Miranda, na verdade, nasceu em Pedro Osório, em 1945, mas fez sua vida e reside em Pelotas, onde se graduou, em 1967, em Pintura, na Escola de Belas Artes. Já realizou diversas exposições individuais e coletivas, obteve premiações e tem obras em acervos de vários museus. Também é formada em Comunicação Social pela PUCRS em 1975.

Clara Pechansky, por sua vez, nasceu em Pelotas em 1936 e se formou na Escola de Belas Artes (EBA), aos 19 anos. No início da carreira, já morando em Porto Alegre, trabalhou como ilustradora na Editora Globo, fazendo, por exemplo, capas de livros do escritor Erico Verissimo.

A artista já realizou 78 exposições individuais em galerias e museus do Brasil, Bélgica, Colômbia, Alemanha, Espanha, Holanda, Portugal, México e Estados Unidos, e participou de mais de 200 coletivas. É coordenadora geral do Projeto Miniarte Internacional.

A exposição Amigos Artistas é patrocinada pela FUNDACRED, fundação sem fins lucrativos que há 53 anos promove o acesso à educação por meio de créditos educacionais. Encerrada a exposição, cujas fotos foram feitas ao longo dos últimos 25 anos, as fotografias produzidas por Zago passarão a integrar o acervo da fundação.

A FUNDACRED detém um acervo de mais de 700 obras de autores gaúchos, entre eles Aldo Locatelli,  João Fahrion, Leopoldo Gotuzzo, Oscar Boeira e Pedro Weingartner, por exemplo.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções