Diário da Manhã

Notícias

Moradores do Passo dos Negros são recebidos em audiência com Marroni

Moradores do Passo dos Negros são recebidos em audiência com Marroni
05 setembro
08:34 2025

Reunião foi para tratar do não pagamento do Auxílio Reconstrução

O prefeito Fernando Marroni recebeu, nesta terça-feira (02) no Paço Municipal, os moradores da comunidade do Passo dos Negros para tratar problemas com o auxílio reconstrução. A reunião foi solicitada e mediada pelo mandato da vereadora Fernanda Miranda (PSOL) e contou com a presença de diversas famílias da comunidade.

O Auxílio Reconstrução, criado pelo Governo Federal, tinha por objetivo ajudar às famílias desalojadas ou desabrigadas no Rio Grande do Sul após as enchentes de maio de 2024. O direito foi concedido às famílias residentes em áreas atingidas pelas enchentes, que abandonaram suas casas, de forma temporária ou definitiva, nos municípios que tiveram situação de calamidade ou emergência decretados.

O município de Pelotas foi um dos atingidos, com diversos bairros alagados e diversos desabrigados, portanto se inserindo no recebimento do Reconstrução. Embora o Auxílio tenha sido uma iniciativa do Governo Federal, as prefeituras foram as responsáveis por cadastrar as famílias residentes nas áreas inundadas e/ou danificadas pelas enchentes.

O mandato da vereadora Fernanda vem acompanhado, desde o anúncio do Auxílio, o processo de cadastramentos, encaminhando dúvidas e questionamentos da população junto ao poder Executivo. Uma série de inconsistências e problemas ocorreram ao longo deste processo e muitos cadastros necessitaram de correção.

Passado mais de um ano das enchentes, no entanto, moradores de bairros que foram atingidos e tiveram que deixar suas casas ainda não receberam o benefício. É o caso de alguns moradores da comunidade Passo dos Negros, que estiveram na última semana na Câmara Municipal buscando auxílio na pauta e nesta terça se reuniram com o prefeito.

“Algumas pessoas conseguiram acessar o recurso e outras não, mesmo morando na mesma comunidade, na mesma rua e sofrendo os mesmo transtornos com as enchentes. Há uma inconsistência nos cadastros feitos na gestão passada que precisa ser averiguada e, de alguma forma, ajustada para que estas pessoas tenham os auxílios que lhe são de direito”, argumentou Fernanda.

A prefeitura se comprometeu em buscar respostas dessa situação junto ao Governo Federal, via Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. O mandato da vereadora ainda deve encaminhar o caso ao Ministério Público Federal para que este investigue o que ocorreu de fato com os cadastros das famílias atingidas.

Foto: Volmer Perez

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções