Diário da Manhã

Notícias

HE-UFPel inicia a utilização do Sistema de Telemedicina e Telessaúde (STT)

HE-UFPel inicia a utilização do Sistema de Telemedicina e Telessaúde (STT)
09 setembro
13:51 2025

Ferramenta garante padronização, segurança e acesso qualificado a exames de imagem realizados no hospital

No dia 4 de setembro, o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), deu início à utilização do sistema STT, uma solução de gerenciamento de laudos e imagens médicas.

O sistema opera por meio do Digital Imaging and Communications in Medicine (DICOM), um conjunto de normas internacionais que assegura a compatibilidade entre diferentes equipamentos de diagnóstico por imagem. Isso significa que, independentemente do fabricante, os exames podem ser armazenados e lidos em formato digital de maneira padronizada, ampliando a segurança, a agilidade e a integração das informações.

Para marcar o início da implantação, o HE-UFPel recebeu a equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação, Daniel Farias, chefe de Serviço de Infraestrutura e Segurança de Tecnologia da Informação e Giselle Tourinho, enfermeira do Serviço de Desenvolvimento de Sistemas, que acompanharam início da utilização do novo sistema.

Para o chefe de Serviço de Infraestrutura e Segurança de Tecnologia da Informação, Daniel Farias, o STT funciona como central de laudos, com um trabalho em rede, permitindo que médicos de um hospital possam laudar exames de outro, otimizando o processo de trabalho dos especialistas e diminuindo o tempo de espera do paciente pelo resultado do exame. “A iniciativa está alinhada a um planejamento nacional e que graças a essa colaboração, a Ebserh contará com um banco de imagens e laudos qualificado, o que pode gerar grandes ganhos para a pesquisa, inclusive com a possibilidade de uso de inteligência artificial para análise de dados. Isso também abre um leque de possibilidades para o aprimoramento das práticas assistenciais e do ensino.”

O sistema, desenvolvido pela Universidade de Santa Catarina com o apoio da Rede Ebserh, vem sendo aprimorado continuamente, resultando em uma economia significativa para o hospital, além de os profissionais que utilizam o sistema possam contribuir continuamente com sugestões de melhoria.”Desta forma, a ferramenta poderá atingir um nível de excelência, tornando-se perfeitamente adaptada aos processos de trabalho da rede”, destaca Daniel.

Para Gisele Taurinho, “o Sistema de Telerradiologia (STT) representa um avanço tecnológico significativo tanto para as equipes de saúde quanto para a sociedade em geral, ao proporcionar maior agilidade e acessibilidade na entrega de resultados de exames. Por meio da plataforma on-line, os pacientes podem visualizar e realizar o download das imagens e dos laudos médicos sem a necessidade de deslocamento até os hospitais. Essa funcionalidade não apenas facilita o acesso à informação pelo paciente, como também contribui para a redução do fluxo de pessoas e da demanda nas recepções dos hospitais universitários. A iniciativa permite que o exame seja consultado de forma remota, promovendo mais conforto ao usuário e maior eficiência ao sistema de saúde”.

O STT opera como uma central de laudos integrada em rede, possibilitando que médicos de diferentes unidades hospitalares realizem a emissão de laudos de exames provenientes de outros hospitais. “Esse modelo colaborativo otimiza o fluxo de trabalho dos especialistas, reduz o tempo de espera pelos resultados e melhora a qualidade da assistência prestada ao paciente”, reforça Gizele Taurinho.

Para Ana Paula Lourençon, chefe da Unidade de Infraestrutura, Suporte e Segurança de Tecnologia da Informação, “a implantação do STT representa um grande avanço para o serviço de imagem do HE e um ganho significativo para os nossos pacientes, possibilitando o acesso simultâneo dos às imagens e ao laudo dos exames, a interação e a revisão do laudo por mais de um profissional e a disponibilidade de acesso ao exame completo pelo paciente, através de um protocolo que é entregue no momento da realização do exame. Ainda, por se tratar de um sistema da rede Ebserh, permite que os profissionais contribuam para o desenvolvimento de melhorias”.

William Borgonhi, chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem e Diagnósticos Especializados, reforça que a implantação do STT – Sistema de Telemedicina e Telessaúde é um marco para o HE-UFPel e para a nossa comunidade. “A partir de agora, os pacientes terão acesso integral aos seus laudos e imagens de exames a qualquer momento e em qualquer lugar, de forma simples e segura. Além disso, o STT possibilita a discussão de casos clínicos entre profissionais de saúde, favorecendo diagnósticos mais precisos e condutas mais assertivas”.

Para acessar os resultados o paciente, após a realização do exame, receberá um protocolo com QR Code e link para acesso do resultado, diretamente no sistema.

Esse é um avanço que une tecnologia, cuidado e compromisso com a saúde, reafirmando a missão do Hospital Escola de oferecer assistência de excelência integrada ao ensino e à inovação.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções