Pelotas Parque Tecnológico celebra nove anos de atuação
Evento contará com a posse da nova gestão do hub de inovação para os próximos três anos
Nesta terça-feira, 16 de setembro, o Pelotas Parque Tecnológico (PPT) celebra seu 9º aniversário com uma programação especial voltada à consolidação de novas parcerias e assinaturas de convênios estratégicos. A celebração reforça as novas conquistas institucionais do ecossistema de inovação que continua a se posicionar como importante polo de desenvolvimento tecnológico, ampliando o seu alcance e relevância no cenário regional.
Com início previsto para as 17h, a ocasião contará ainda com a troca de gestão e posse do novo Conselho de Administração (CONSAD) e Conselho Fiscal (CONFIS) escolhidos para o período de 2025–2028 durante votação em maio de 2025. Além disso, serão empossados os novos integrantes do Conselho de Administração, Fiscal e da Diretoria da Associação do Arranjo Produtivo Local (APL) do Complexo Industrial da Saúde de Pelotas e Região, entidade que reúne empresas, instituições de ensino e órgãos públicos ligados ao setor da saúde com o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico e tecnológico da cadeia produtiva local.
A solenidade será realizada no hall do Pelotas Parque Tecnológico, e um dos momentos mais aguardados será a assinatura do contrato que marca o início das obras de expansão do ecossistema do Parque, com a construção do novo Hub de Inovação em Saúde e Biotecnologia. Com investimento previsto de R$ 20 milhões captados pelo Edital FINEP e contrapartida de parceiros estratégicos como a LIFEMED como empresa âncora, o projeto arquitetônico foi inspirado em experiências consolidadas de outros centros de inovação e laboratórios universitários, e prevê uma estrutura de quatro andares, com espaços dedicados a startups, empresas de médio porte, laboratórios de biotecnologia e uma unidade da Lifemed.
Durante o evento, também será realizada a entrega de certificados de agradecimento às instituições e pessoas que contribuíram com cartas de apoio ao projeto do Hub, reconhecendo a importância da mobilização conjunta para tornar essa conquista possível.
Novidades no Pelotas Parque Tecnológico
Durante a cerimônia, também será apresentado oficialmente o MedGen – Laboratório de Medicina e Genética, que passará a fazer parte do sistema integrado de inovação, colaborando com a potencialização da área de saúde e biotecnologia no local.
Outro destaque da programação é o lançamento oficial do selo comemorativo de 10 anos do Pelotas Parque Tecnológico, que celebra a trajetória de crescimento e consolidação da rede colaborativa do Parque como um ambiente estratégico para o desenvolvimento regional, mesmo antes de sua primeira década ser completada.
Para marcar a data de forma simbólica e especial, os alunos do curso de Gastronomia do Senac Pelotas irão servir o tradicional bolo de aniversário preparado por eles, a fim de celebrar junto à comunidade que compõe o ecossistema do Parque.

Sobre o Pelotas Parque Tecnológico
O Parque, criado oficialmente em 2016, é gerido pela TECNOSUL – Parque Científico e Tecnológico, uma associação civil sem fins lucrativos de direito privado, caráter científico, tecnológico, educacional e cultural, sendo transformada em ICT – Instituto de Ciência e Tecnologia em 2023. Possui um Conselho de Administração (Consad), eleito a cada três anos, e atua em três grandes áreas nas quais o município já se destaca como polo: tecnologia da informação e comunicação; tecnologia em saúde e biotecnologia e indústria criativa. Atualmente, 65 empresas atuam no Pelotas Parque Tecnológico, sendo 25 instaladas nas áreas geridas pelo Parque, sete no coworking, 22 incubadas e 10 pré-incubadas. Entre as incubadoras estão a Conectar, Incubadora de Base Tecnológica da UFPel; CIEMSUL, incubadora de empresas multissetorial da UCPel e SENATEC, destinada às empresas júnior. Ainda, existem 25 instituições e empresas parceiras. O Parque oferece espaço coworking, com área gastronômica para 55 pessoas, auditório para 230 pessoas, três salas de reunião e capacitações, estacionamento para 75 carros e motocicletas e um FabLab para atividades voltadas à educação e inovação. Ao todo, o Pelotas Parque gera 285 empregos diretos e 700 indiretos.







