Diário da Manhã

Notícias

Ambulatório de Saúde Mental Adulto entra em atividade

Ambulatório de Saúde Mental Adulto entra em atividade
30 setembro
08:46 2025

Caps e UBSs encaminham os pacientes para atendimento

Nossa tarefa é vencer todos os desafios do SUS e a saúde mental é um deles.” A afirmação é do prefeito Fernando Marroni, feita no ato de inauguração da nova sede do Ambulatório Especializado de Saúde Mental Adulto, na manhã desta segunda-feira (29), à rua Gonçalves Chaves, 3.410. O serviço volta a ser prestado em local específico em Pelotas.

Abrimos nove Centros de Atenção Psicossocial (Caps) no primeiro mandato. Agora é momento de reconstrução”, pontuou o prefeito, salientando que Pelotas, em qualidade de atendimento prestado em saúde, nada deve a outros muncípios ou à região metropolitana. O Ambulatório inaugurado conta com médicos clínicos, psicólogos e assistente social. Há expectativa de cerca de 600 atendimentos ao mês. Os pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e pelos Caps.

A secretária de Saúde, Ângela Moreira Vitória, comentou que a identificação dos necessitados de atendimento é feita por equipe, com avaliação de caso a caso. “A relação de matriciamento – retorno do paciente às Unidades Básicas – é uma construção de prosseguimento dos cuidados”, afirmou, parabenizando as equipes da Saúde pelo carinho e criatividade, citando o exemplo do Caps na Rua, em diversos pontos da cidade, evento aberto à população, para defender o compartilhamento, a socialização e difundir conhecimento sobre saúde mental.

A coordenadora do Ambulatório, Thaís Rodrigues dos Santos, a presidente do Conselho Municipal da Saúde, Bernadete Lovatel, e a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do Município, Luciane Kantorski, também se pronunciaram, destacando a importância do Ambulatório e a abrangência dos atendimentos. A Raps conta com cerca de 180 servidores em Pelotas.

O Ambulatório presta atenção especializada e continuada a pacientes com transtornos mentais moderados – pessoas em sofrimento psíquico moderado -, diagnosticadas, cujos casos não exijam cuidado intensivo e/ou acompanhamento diário.

Após a inauguração oficial do Ambulatório, o prefeito e a secretária visitaram as instalações da casa.

Fotos: Volmer Perez

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções