Diário da Manhã

Notícias

Começam as oficinas gratuitas promovidas pela Academia do Samba

Começam as oficinas gratuitas promovidas pela Academia do Samba
07 outubro
17:10 2025

Os primeiros encontros ocorreram nesta terça-feira, no Colégio Municipal Pelotense

Sorriso no rosto, corpo em movimento e vontade de aprender. Assim começaram as oficinas de dança da Escola de Artes e Ofícios do Samba (EAOS), promovidas pela Academia do Samba. Os primeiros encontros ocorreram nesta terça-feira, no Colégio Municipal Pelotense, que ainda busca mais alunos interessados em participar das atividades em turno inverno. Uma intervenção artística foi realizada na hora do recreio, de manhã e também à tarde, para chamar a atenção e sensibilizar a gurizada.

A adolescente Luiza Rodrigues de Oliveira, de 13 anos, estava inscrita e entusiasmada em aprimorar as performances que já desenvolve a cada Carnaval. A estudante do 7º Ano é porta-bandeira da Escola Mirim Mocidade do Simões e porta-estandarte de 3 entidades: Banda do Povo, Acadêmicos do Parque Fragata e Vem com as Traíras que o Café já tá no Bule. “A minha mãe Cátia era envolvida com Carnaval e eu saio desde pequena. Agora quero aprender mais”.

É a mesma motivação de Thierry Sousa Prestes, de 12 anos. O estudante do 7º Ano também segue os passos da família: toca surdo como o pai Rafael e quer se soltar no samba como a mãe Alexandra. “Eu nasci no meio disso tudo e gosto muito”, conta. “A minha mãe cava um buraco no chão, de tanto que ela dança”, descontrai, à espera dos ensinamentos de samba no pé.

Um recreio mais colorido

O convite para que mais alunos do Pelotense participem das oficinas gratuitas veio com a apresentação da estudante e porta-estandarte da Academia do Samba, Kamilly Regina Silva, de 15 anos de idade. “Todo mundo da minha família é acadêmico. Eu me criei dentro da Academia. O meu tio Goulart já foi mestre-sala”, orgulha-se.

Oficina de samba no pé, no Colégio Pelotense – Fotos: Dinhomaker

Saiba mais da EAOS

Ao todo, 22 oficinas gratuitas serão ministradas pela Academia do Samba, com um total de 240 participantes. As instituições que irão receber o trabalho, além do Círculo Operário Pelotense (COP), parceiro da Azul e Branco na Escola de Artes e Ofícios do Samba, são o Colégio Municipal Pelotense, a Escola Municipal Balbino Mascarenhas e a Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida; as duas últimas localizadas no Simões Lopes, tradicional território da Academia.

As oficinas são viabilizadas através de emendas impositivas destinadas por vereadores, ainda da antiga legislatura, no valor de R$ 165.349,76. Os recursos envolvem um total de 12 parlamentares – entre titulares e suplentes – e 6 bancadas: Michel Promove, Rafael Amaral, Belezinha e Hugo Miori, todos do Progressistas;

Jone Soares, Dila Bandeira e Marisa Schwarzer, todos do PSDB; Fernanda Miranda e Jurandir Silva, ambos do PSOL; Carla Cassais (PT), Paulo Coitinho (Cidadania) e Cauê Fuhro Souto (PV).

Para tornar as 22 oficinas realidade, mais de 20 profissionais estão envolvidos, entre oficineiros, monitores e equipe de gestão. Além das aulas, os participantes também receberão um lanche durante as atividades. O projeto, que vinha sendo idealizado desde 2019, foi formalizado pelo Termo de Fomento 029/2025, firmado entre a Academia do Samba e a Prefeitura de Pelotas.

Como vão funcionar as atividades?

* As oficinas de dança serão organizadas em 4 modalidades:

  • Samba no pé
  • Mestre-sala, porta-bandeira e porta-estandarte
  • Comissão de frente (coreografia)
  • Passo marcado (coreografia)

* Ao todo serão oferecidas 160 vagas, com atividades desenvolvidas em turmas com 10 integrantes, em 4 lugares diferentes:

– No Colégio Municipal Pelotense, as atividades começaram nesta terça-feira, dia 7, e também serão realizadas nos dias 14 e 21 de outubro e 7 de novembro, pela manhã e também à tarde.

– Na Escola Municipal Balbino Mascarenhas e na Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, as datas ainda estão em estudo.

– No COP, o público-alvo são crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, pessoas com deficiência e idosos. As oficinas irão ocorrer nos dias 10, 17 e 24 de outubro, nos 2 turnos: manhã e tarde.

* As oficinas de percussão irão contemplar os mais diferentes instrumentos que integram a bateria de uma escola de samba, como surdo, caixa, agogô, chocalho e tamborim.

* Ao todo serão oferecidas 60 vagas: 15 em atividades realizadas no COP e 45 nas oficinas que irão ocorrer no Espaço Artístico da Academia do Samba.

* Os interessados em participar das oficinas ministradas pelo Mestre Mário, na Academia do Samba, podem realizar inscrição nesta quarta, dia 8, das 19h às 21h, no Espaço Artístico da Escola. O endereço é avenida Viscondessa da Graça, 166.

* As oficinas de alegorias e de adereços serão ofertadas na sede do COP, na rua Rafael Pinto Bandeira, 1.359.
* Serão 20 vagas e o começo das atividades está previsto para novembro.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções