Diário da Manhã

Notícias

Governo do RS responde ao Sintergs sobre denúncia de fiscalização irregular por Engenheiros Agrônomos

Governo do RS responde ao Sintergs sobre denúncia de fiscalização irregular por Engenheiros Agrônomos
08 outubro
10:50 2025

O Sindicato dos Servidores de Nível Superior do Poder Executivo do Estado do Rio Grande do Sul (SINTERGS) divulgou na terça-feira (07), uma notícia onde aponta conduta irregular do Governo do Estado ao designar Engenheiros Agrônomos para fiscalizarem obras em estradas vicinais, o que – para o Sintergs – deveria ser feito apenas por Engenheiros Civis.

Você pode conferir a notícia completa aqui.

Em resposta, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) enviou ao DM a seguinte nota:

“O governo do Estado está destinando, por meio do Programa de Recuperação de Estradas Rurais, até R$ 300 mil para que as prefeituras façam melhorias nas estradas rurais, de acordo com projeto enviado e aprovado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). Esse programa é exclusivo para estradas vicinais, em áreas rurais, e não em rodovias. É importante esclarecer que foi feita uma consulta ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (Crea-RS) sobre a competência legal do Engenheiro Agrônomo para as atividades de fiscalização e monitoramento de obras e serviços de recuperação de estradas vicinais. A Câmara Especializada de Agronomia do Crea-RS fez a análise e concluiu que compete ao Engenheiro Agrônomo exercer a responsabilidade técnica nas atividades de fiscalização e monitoramento de programas voltados à recuperação de estradas vicinais em áreas rurais afetadas por eventos climáticos, que é o foco do programa do governo.”

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções