Diário da Manhã

Notícias

Festival de Cinema de Jaguarão divulga selecionados da Mostra Regional

Festival de Cinema de Jaguarão divulga selecionados da Mostra Regional
14 outubro
14:11 2025

Com o tema “Um rio que nos une – diversidade e integração cultural”, evento acontece de 12 a 15 de novembro, com mostras competitivas para curtas-metragens

O Festival de Cinema de Jaguarão anunciou, na segunda-feira (13), os filmes selecionados para a Mostra Regional, que reúne produções audiovisuais realizadas no Rio Grande do Sul. As obras serão exibidas durante a programação oficial do Festival, entre os dias 12 e 15 de novembro, no Theatro Esperança. Foram selecionados oito filmes: “Último dia”, de Felipe Alvares Toledo (Gramado), “Entre aulas”, de Marizele Garcia (Bagé), “Retomando raízes”, de Andressa Paiva (Cachoeirinha), “Gambá”, de Maciel Fischer (Teutônia), “Posso contar nos dedos”, de Victória Kaminski (Pelotas), “Aconteceu à luz do dia”, de Crystom Afronario (Porto Alegre), “2 Batuqueiros”, de Claudinho Pereira e Carlos Caramez (Porto Alegre), e “Mãe”, de João Monteiro (Porto Alegre). Com o tema “Um rio que nos une – diversidade e integração cultural”, o Festival busca fortalecer os laços entre os dois países e promover o diálogo intercultural entre realizadores latino-americanos.

A Mostra Regional tem como objetivo valorizar e dar visibilidade às produções audiovisuais gaúchas, incentivando novos talentos e fortalecendo a cena cinematográfica local. Na avaliação dos diretores artísticos do Festival, Alexandre Mattos e Chico Maximila, o alto nível das produções corrobora com o conceito do evento, de se consolidar como um importante espaço de troca cultural, formação e difusão do cinema no interior do Rio Grande do Sul. “A nossa curadoria teve o grande desafio de selecionar oito, entre as 116 obras inscritas. Todas de excelente qualidade, que certamente representam o desafio das produções independentes e a força do audiovisual gaúcho”, destaca Chico.

Os vencedores receberão o troféu Uma Terra Só, que homenageia o escritor e jornalista Aldyr Garcia Schlee, natural de Jaguarão e autor de obra homônima que destaca a integração entre as cidades de Jaguarão, no Brasil, e Río Branco, no Uruguai.

De acordo com a produtora executiva do evento, Renata Wotter, nas próximas semanas serão divulgados os selecionados na Mostra Latino-Americana, que recebeu 880 inscritos, com participação de filmes brasileiros e da Argentina, Uruguai, Peru, Chile, Bolívia, Cuba e Venezuela. “Essa ampla participação já traduz o nosso objetivo de promover a integração cultural”, ressalta Renata.

A programação completa do Festival será divulgada em breve nas redes sociais (Instagram @festivaldecinemadejaguarao_) e no site oficial do evento (www.festivaldecinemadejaguarao.com.br).

O Festival de Cinema de Jaguarão é financiado pela Lei Paulo Gustavo (LPG), por meio do Edital 14/2023. A realização é da Sociedade Independente Cultural (SIC), de Jaguarão, com produção executiva de Renata Wotter, direção artística de Alexandre Mattos Meireles e Chico Maximila e coordenação local de Santiago Passos. A assessoria de imprensa é da agência Satolep Press, com o design de Valder Valeirão e Ana Júlia Freitas, que também assina a gestão de redes sociais.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções