Diário da Manhã

Notícias

UFPel Rocket Team lança foguete na categoria 500 metros da maior competição aeroespacial da América Latina

UFPel Rocket Team lança foguete na categoria 500 metros da maior competição aeroespacial da América Latina
10 novembro
08:00 2025

A equipe de foguetemodelismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) marcou presença na Latin America Space Challenge (LASC), a maior competição aeroespacial da América Latina

Representada por dez integrantes, a UFPel Rocket Team realizou o lançamento do foguete Netuno, na categoria Altitude 500 metros em relação ao solo, alcançando o céu de Iacanga, interior de São Paulo.

Os integrantes Thierry Holz, Lívia Silveira, Thales Rodrigues, Henrique Kappaun, Vitor Conzatti, Isabelle Perin, Davi Machado, Eduarda Schneider e o professor Alejandro Martins só conseguiram participar do evento graças a uma campanha de financiamento coletivo. Por meio de uma Vakinha online, a equipe arrecadou R$ 7.500,00 com o apoio de empresas parceiras e da comunidade. O valor foi utilizado para cobrir despesas de transporte — caronas até Porto Alegre, passagens aéreas para São Paulo e aluguel de veículos até Bauru — e alimentação durante os dias da competição.

O lançamento estava inicialmente previsto para a manhã do dia 6 de novembro, mas atrasos de outras equipes e uma falha técnica adiaram o momento. Durante a primeira tentativa, houve um curto no sistema de ejeção do paraquedas, ocasionando sua liberação ainda na base de lançamento. A equipe acredita que o problema foi causado pelo deslocamento de um dos pinos de um componente da aviônica durante o transporte.

A noite que se seguiu foi de intenso trabalho para o integrante Thales Rodrigues, responsável pela aviônica do foguete, que permaneceu acordado solucionando a falha e garantindo que o voo fosse possível no dia seguinte.

No dia 7 de novembro, por volta do meio-dia, a equipe iniciou a montagem do foguete Netuno sob o sol de 32°C. Após mais de uma hora de preparação, o foguete foi posicionado na base pelos membros Vitor Conzatti e Thales Rodrigues. Às 18h08, o Netuno finalmente decolou, marcando a estreia da equipe na categoria 500 metros da LASC.

A participação foi considerada uma experiência transformadora, unindo estudantes de Engenharia, Jornalismo, Física e Química em um projeto interdisciplinar que estimula a inovação, o trabalho em equipe e o orgulho pelotense.

A expectativa agora é angariar novos apoios, aprimorar os projetos e buscar uma premiação na próxima edição da competição.

Sobre a Latin America Space Challenge (LASC)

A LASC é uma das maiores competições universitárias de foguetes e satélites do mundo, reunindo equipes de diversas universidades da América Latina para projetar, construir e lançar foguetes experimentais. O evento é inspirado na Spaceport America Cup, realizada nos Estados Unidos, e busca incentivar a formação de novos profissionais na área aeroespacial.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções