VII Semana Cultural da Catedral inicia neste sábado com ampla programação
Evento foi lançado na manhã da quarta (19) destacando atividades gratuitas destinadas a toda a comunidade
Inicia no próximo sábado (22) a VII Semana Cultural da Catedral São Francisco de Paula, em Pelotas. Idealizado com o objetivo de valorizar a preservação do patrimônio histórico, artístico e religioso ligado ao templo, considerado o marco zero da cidade, o evento foi lançado oficialmente em entrevista coletiva realizada na manhã desta quarta (19) com a presença da arquiteta Simone Neutzling, da Perene Patrimônio Cultural, responsável pelo projeto de restauração do templo, e pelo padre Wilson Fernandes, pároco da Catedral.
A programação, que se estende até o dia 29, é gratuita e abertas ao público, com oficinas práticas, apresentações musicais, visitas guiadas, rodas de conversa, lançamentos editoriais e atividades educativas. Embora já tenha atividades no final de semana, a cerimônia oficial de abertura, com a participação de autoridades, parceiros, especialistas em patrimônio e representantes da Arquidiocese, está marcada para segunda (24), às 14h. Na sequência do evento haverá apresentação dos resultados das ações de educação patrimonial realizadas ao longo da restauração, além de visita guiada pelo interior da Catedral. (Confira abaixo a programação completa.)
O evento é realizado anualmente como parte do projeto de restauração da Catedral. “É uma semana que faz parte do conjunto de ações envolvidas em todo esse processo de restauração e preservação deste que é um patrimônio de todos. São dias que celebram um trabalho interdisciplinar, que vai além das obras e inclui também a educação patrimonial, a sensibilização da comunidade, a compreensão histórica e cultural relacionada à Catedral”, afirma Simone.

Padre Wilson e arquiteta Simone Neutzling – Fotos: Carlos Queiroz – QZ7 Filmes
Conforme o padre Wilson Fernandes, pároco da Catedral, as diferentes atividades permitirão que o público não só testemunhe a evolução na restauração, mas também possa conhecer melhor a história do templo e seu papel como instrumento de pertencimento e diálogo com a comunidade, desde a fundação de Pelotas.
Oficinas e missa no final de semana
O primeiro final de semana da VII Semana Cultural da Catedral terá programação voltada a profissionais da construção civil. No sábado, duas oficinas terão como foco a difusão de conhecimento e valorização de técnicas tradicionais utilizadas em intervenções em prédios históricos.
Já no domingo, ocorrerá a Missa de Lançamento da Semana Cultural, celebrada pelo padre Wilson Fernandes.
Ao longo da semana, destacam-se ainda a entrega da Via Sacra de Luigi Morgari, restaurada pelo Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Pintura (Lacorpi-UFPel), o lançamento da campanha de restauração dos bancos da igreja, a apresentação do Coral Louis Braille, rodas de conversa e um concerto da Orquestra Jovem do Sesc Pelotas.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
VII Semana Cultural Da Catedral 22/11 – Sábado
(9h às 12h) – Oficina: Argamassa à base de cal (com Simone Neutzling e Julio Silvator)
(14h às 17h) – Oficina: Cimento penteado (com Simone Neutzling e Julio Silvator)
23/11 – Domingo
(10h30) – Missa de lançamento (Padre Wilson Fernandes)
24/11 – Segunda-feira
(14h) – Cerimônia oficial de abertura
(15h) – Apresentação dos trabalhos de educação patrimonial(Liza Bilhalva e Marta Bonow)
16h) – Visita guiada
25/11 – Terça-feira
(14h) – Entrega das obras restauradas da Via Sacra, de Luigi Morgari (Andrea Bachettini/UFPel)
(16h) – Visita guiada
26/11 – Quarta-feira
(14h) – Lançamento da Campanha de Restauração dos Bancos (Catedral e Livraria Vanguarda) + apresentação do Coral Louis Braille
(14h) – Dinâmica de pintura (Márcia Silveira)
(14h45) – Sessão de autógrafos do livro “Pinceladas no Tempo” (Maria Alice Kappel Castilho e Livraria Vanguarda)
(16h) – Visita guiada
27/11 – Quinta-feira
(14h) – Roda de Conversa: “Catedral patrimônio de todos” (Padre Wilson Fernandes e Simone Neutzling)
(16h) – Visita guiada
28/11 – Sexta-feira
(14h às 16h) – Apresentação do Projeto de Qualificação da Reserva Técnica + visita mediada (Ato Produção Cultural e Mnemosine)
(16h) – Visita guiada
(19h) – Concerto do Sesc
29/11 – Sábado
(9h às 12h) – Oficina Escaiola
(14h às 16h) – Oficina Estuque
(16h) – Lançamento do e-book da Escola de Restauração Perene
30/11 – Domingo
(18h) – Missa de encerramento e bênção das obras da Via Sacra







