Doaram alimentos vencidos em mobilização da Prefeitura e Mirage
Ingresso solidário garantiu mais acesso ao circo e alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade. Cerca de 11 toneladas foram arredadas
A campanha promovida pela parceria entre o Mirage Circus e a Defesa Civil de Pelotas arrecadou mais de 11 toneladas de alimentos, com a troca de um quilo de alimento não-perecível pelo desconto no valor do ingresso nos últimos 13 dias da atração na cidade.
O secretário de Defesa Civil (SDC), Milton Martins, diz que a adesão foi grande e que os alimentos serão destinados a quem precisa. “Foi uma grande mobilização das equipes do circo, da Defesa Civil e da comunidade, que é solidária e sempre que é chamada contribui, mesmo sem contrapartida, como foi o caso do circo”.
A equipe da Secretaria está fazendo a triagem dos alimentos recebidos. Os que tiverem vencimento até abril de 2026, serão encaminhados para a Secretaria de Assistência Social (SAS), e serão utilizados nos abrigos e serviço para pessoas em situação de rua. Os alimentos com vencimento a partir de maio serão reservados para eventuais emergências atendidas pela Defesa Civil.
ALIMENTOS VENCIDOS
No entanto, assim como acontece nas campanhas de agasalhos, em que é comum a doação de roupas sujas e rasgadas, a equipe da Defesa Civil, responsável por receber os alimentos na área do circo, verificou que foram doados alimentos vencidos ou com data muito próxima do vencimento. Os com data próxima serão imediatamente utilizados, mas os já vencidos precisarão ser descartados. A aposentada Maria Martins diz que o gesto “é uma falta de empatia com a humanidade, ‘o que não serve pra mim, não serve pro outro’”. A assistente social Andréa Heidrich avalia que “é inacreditável que este tipo de situação ainda aconteça. Espero que um dia a doação seja vista como um gesto de solidariedade e não como descarte ou favor”.







