Pelotas terá estátua do Manoel Padeiro
O monumento será construído com recursos de emenda da deputada estadual Laura Sito
A deputado estadual Laura Sito está destinando emenda no valor de R$ 100mil para a Secretaria da Cultura de Pelotas (Secult), para ser utilizada no apoio implementação e manutenção de equipamentos e espaços ativos culturais. A escolha do investimento foi para a construção de uma estátua de Manoel do Padeiro.

Em reunião com a equipe da deputada, a secretária Carmen Vera Roing destacou que Manoel Padeiro foi uma figura essencial da história de Pelotas e da população negra na construção da cidade. “Uma memória que precisa ser cada vez mais reconhecida e valorizada”, afirmou.
O secretário de Igualdade Racial Júlio Domingues, celebra o investimento. “Esta emenda se conecta diretamente com uma das funções da Secretaria Municipal de Igualdade Racial, que é a potencialização de iniciativas que valorizem a história, a presença e a contribuição da população negra no processo de construção de Pelotas. Manoel Padeiro é uma das figuras representativas desta pauta e que merece o resgate que vem ocorrendo ao longo dos últimos anos. Ainda precisamos avançar na promoção dessa figura histórica, para que toda a população a reconheça, valorize e defenda a figura de Manoel Padeiro e dos quilombolas da região sul”, declarou.
Manoel do Padeiro
É uma figura histórica de Pelotas, líder de revoltas de escravizados nos anos 1830, conhecido como Zumbi dos Pampas, e uma referência para a comunidade negra. Sua atuação como liderança quilombola foi até 1835, quando, no dia 16 de junho, desapareceu após emboscada de forças repressivas do império.
Ilustração: Allison Affonso







