Diário da Manhã

Notícias

Vereadores cobram esclarecimentos do secretário de obras em audiência na Câmara

Vereadores cobram esclarecimentos do secretário de obras em audiência na Câmara
17 janeiro
10:34 2026

Vereadores pedem explicações sobre atividades, projetos e demandas sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Smop)

O secretário municipal de Obras e Pavimentação, Rogério Salazar, participou de audiência pública, no Legislativo, nesta sexta-feira (16), atendendo convite de iniciativa do vereador Daniel Fonseca (PSD), para prestar esclarecimentos sobre demandas sob responsabilidade da Smop, projetos para este ano e desenvolvimento do trabalho das equipes.

A falta de conservação viária foi bastante criticada por vereadores e, entre os questionamentos, a cobrança de previsão para execução de obras aguardadas pela população e o planejamento da Smop para 2026 se sobressaíram. O gestor detalhou que, ao assumir a pasta, se deparou com falta de recursos e de máquinas e equipamentos em funcionamento, frota antiga, usina de asfalto com problemas, equipes defasadas e uma cidade carente de conservação. Durante o ano passado, a demanda foi muito grande e as condições de atendimento limitadas. A Smop utilizou, em 2025, 2.800 toneladas de asfalto e realizou cerca de 500 serviços.

O secretário Rogério Salazar compareceu na audiência pública acompanhado de servidores. Vereadores pediram que se apresentassem e especificassem suas funções na Secretaria, para tomar conhecimento das responsabilidades de cada um. O desempenho da pasta foi criticado pela grande maioria dos parlamentares. “Somos muito cobrados e temos o dever de fiscalizar e encaminhar as demandas”. Essa afirmação foi reiteradamente repetida em plenário.

O critério para definir prioridades considera os trajetos do transporte coletivo e as vias de maior movimento, como avenidas. A Smop adota o programa Mão de Obra Prisional, de ressocialização, inserindo trabalhadores nas equipes. No entanto, a coordenação está a cargo de servidores e vereadores cobraram que as orientações sejam repassadas de acordo com a técnica correta, para evitar desperdícios de material, de tempo, de recursos e do dinheiro público.

A Smop trabalhou, em 2025, com o orçamento de R$ 4,5 milhões. Em 2026, são R$ 17 milhões e, neste aumento de recursos, reside a expectativa da pasta de conseguir realizar mais projetos, estabelecer cronograma e intensificar a operação tapa-buracos.

Estiveram presentes, além do vereador Daniel Fonseca, que presidiu a audiência pública, os vereadores Arthur Halal (PP), Fox Júnior (PL), Cauê Fuhro Souto (PV), Ivan Duarte (PT), Paulo Coitinho (Cidadania), César Brisolara (PSB), Michel Promove (PP), Marcelo Fonseca (UB), Éder Blank (PSD) e Rafael Amaral (PP). Alguns parlamentares citaram exemplos pontuais de demandas não atendidas, solicitadas reiteradas vezes. O secretário comprometeu-se com o atendimento.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções