Diário da Manhã

Notícias

Fevereiro, mês de reflexão e prevenção

Fevereiro, mês de reflexão e prevenção
04 fevereiro
15:02 2026

No mês mundial de combate ao câncer Aapecan integra o Fevereiro Laranja

Fevereiro é um período para aproveitarmos as férias, mas, também é tempo de reflexão! No segundo mês do ano, a Aapecan segue falando sobre os cuidados com a pele e exposição ao sol, e abre espaço para enfatizar a importância da prevenção e diagnóstico precoce à  Leucemia, integrando a campanha “Fevereiro Laranja”. Como nunca é demais falar eu autocuidado, no dia 4 de fevereiro a Instituição destaca o “Dia Mundial de Combate ao Câncer”.

A leucemia é um tipo de câncer que afeta os glóbulos brancos e compromete a produção de células sanguíneas saudáveis na medula óssea. A doença representa  2,5% de todos os cânceres diagnosticados no país, com estimativa de mais de 11 mil novos casos por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

O “Fevereiro Laranja”, tem por objetivo levar conhecimento às pessoas da relevância em dar atenção aos sinais que nosso corpo nos dá. Por isso ao perceber sintomas como: Anemia, palidez, sonolência, fadiga, palpitação, manchas roxas na pele ou pontos vermelhos, bem como gânglios linfáticos inchados, perda de peso, febre e dores nas articulações e ossos, que pré-dispõe a leucemia, procure um médico. Cabe salientar que esses sintomas são comuns a outras doenças e somente o médico pode diagnosticar o que realmente está acontecendo.

Além do acompanhamento regular, manter exames em dia é primordial para prevenção. Somado a isso, adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, prática de atividades físicas entre outros, são complementos essenciais para nos precavermos não apenas da leucemia, mas de qualquer outro tipo de câncer ou enfermidade. Quanto mais nos cuidarmos e quanto mais cedo o diagnóstico, maior a probabilidade de sucesso no tratamento e de cura.

O fortalecimento da importância da doação de medula óssea, bem como o aumento do número de doadores são outras metas da campanha. A compatibilidade para transplante de medula óssea pode ser de 1 para 100 mil pessoas. A doação pode salvar vidas e é fundamental no tratamento da leucemia.

Para se tornar doador, é necessário estar em bom estado de saúde, não ter doenças infecciosas, transmissíveis pelo sangue,  e não possuir histórico de câncer, doenças hematológicas ou autoimunes. O cadastro pode ser feito em qualquer hemocentro, mediante apresentação de documento oficial com foto e preenchimento de um formulário.

A Aapecan atende a 70 usuários ativos diagnosticados com leucemia.  No sul do Estado, a unidade Pelotas acolhe 10 pessoas em tratamento à doença. Um destes usuários é o senhor Cleber Peixoto,  aos 65 anos o aposentado entende como positiva campanhas como o “Fevereiro Laranja”: ”Sou portador de leucemia linfocítica crônica, uma doença silenciosa, por isso acho importante a ideia de falar e esclarecer a todos sobre essa doença”, destaca. 

Desde 2022, Cleber é atendido pela Aapecan, de lá para cá, recebe suporte social, passou pelo acolhimento psicológico, e é muito ativo nas atividades complementares ao tratamento oferecidas pela associação, como as reuniões informativas e grupos de apoio.
”Como é bom ter uma instituição de apoio como a Aapecan, que além de acolher com carinho e dedicação está sempre se inserindo em como dar mais conforto para quem necessita de apoio nessas ocasiões”, ressalta o usuário.

DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER

Neste mês Aapecan também sublinha essa importante data, 4 de fevereiro, “Dia Mundial de Combate ao Câncer”. Iniciativa, que tem o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), que visa aumentar a conscientização e melhorar a educação para instigar ações conjuntas (governamentais, sociais e individuais) para reduzir o impacto da doença no mundo.

Com o tema “Unidos pelo Único”, a campanha foca no ser humano na história de cada um, destacando que, embora o câncer seja uma causa comum, cada pessoa diagnosticada tem uma jornada única buscando cuidados mais personalizados e acolhedores.

A Aapecan tornou-se referência em apoio às famílias  gaúchas que enfrentam o câncer, oferecendo  carinho e atenção através do seus atendimentos, psicológico, social e jurídico. Proporcionado qualidade de vida a quem precisa se afastar de casa para realizar o tratamento, com uma hospedagem aconchegante em uma de suas 12 casas de apoio. Somente em 2025 foram 6.599 pessoas atendidas, e realizadas mais de 7.000 ações informativas voltadas à conscientização.

Fonte: Instituto Nacional do Câncer – INCA

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções