Diário da Manhã

Notícias

Nação Produtora realiza oficina gratuita de vídeo para iniciantes em Pelotas

Nação Produtora realiza oficina gratuita de vídeo para iniciantes em Pelotas
12 fevereiro
16:41 2026

Formação “Do Zero ao Set” acontece na Casa do Trabalhador com participação da equipe do longa Vó África

A Nação Produtora promove, de 19 a 28 de fevereiro, a Oficina Livre de Vídeo para Iniciantes “Do Zero ao Set”, formação gratuita voltada a pessoas a partir de 16 anos interessadas em aprender audiovisual na prática. As atividades serão realizadas na Casa do Trabalhador, em Pelotas, a partir das 18h.

A oficina abordará as etapas fundamentais de uma produção: roteiro, direção, produção, luz, câmera e som. Tudo isso por meio de exercícios práticos em formatos como publicidade, reportagem, ficção e documentário. Ao longo dos encontros, os participantes desenvolverão peças audiovisuais curtas que, ao final, serão exibidas nos canais da produtora.

A formação contará com a participação de profissionais que integram a equipe do longa Vó África – Em Busca dos Velhos Trilhos, entre eles Gabriela Barenho (Produção Executiva), Nando Ramoz (Roteiro e Direção), Lucas Roma (Som Direto) e Vinicius Wiedergr (Iluminação), além do realizador Allam Mello (Direção de Fotografia e Edição).

A atividade faz parte do projeto Nação Preta Apresenta, iniciativa da Nação Produtora voltada à formação e circulação audiovisual.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo direct nas redes sociais da produtora (@nacaoprodutora).

A Casa do Trabalhador, onde será realizada a oficina, fica na Rua Santa Cruz, 2464A.

Seleção para participar

A seleção observará critérios de legalidade, transparência, equidade e diversidade, conforme a Política Nacional Aldir Blanc (Lei nº 14.399/2022) e regulamentações complementares. O processo será realizado por classificação objetiva, com priorização de pessoas negras (pretas e pardas), indígenas, pessoas com deficiência, quilombolas, pessoas trans e travestis, além de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica e residentes em territórios periféricos, rurais ou comunidades tradicionais, sem prejuízo da ampla concorrência.

Incentivo à cultura

A Nação Produtora, sediada em Porto Alegre e dirigida por Gabriela Barenho, desenvolve projetos audiovisuais com foco em memória, identidade e cultura afro-brasileira, atuando também na formação de novos realizadores.
Projeto realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul – SEDAC/RS.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções