Nesta sexta tem Encontro de Tambores na Esquina do Axé
Às 17h30, no Largo do Mercado (Quinze com Lobo da Costa), evento tem confirmados Batucantada, mestre griô Dilermando Freitas e dois afoxés
Por iniciativa da Liga de Blocos de Rua e Cordões Carnavalescas de Pelotas, com apoio da Prefeitura, por meio do Gabinete da Vice-prefeita, Daniela Brizolara, nesta sexta-feira (13) acontece o Encontro de Tambores, uma ação de ancestralidade, cultura e resgate das origens do Carnaval de Pelotas. Com presenças confirmadas dos afoxés Africanidade e Bloco Afoxé Afropel, Batucantada e mestrê griô Dilermando Freitas, o evento começa às 17h30min, na Esquina do Axé e Manifestações Populares – onde se encontram as ruas Quinze de Novembro e Lobo da costa (Largo do Mercado Central) .
Os organizadores convidam a população para que se junte à ação, que contará com uma Benção de Oxum, traga seus tambores, surdos e sopapos e participe.
Esquina do Axé e Manifestações Populares
Em 8 de janeiro de 2022 foi inaugurada a Esquina do Afoxé e Manifestações Populares, instituída por Lei Municipal de autoria do vereador Paulo Coitinho (Cidadania), atendendo demanda da Associação Municipal de Umbanda, Kimbanda e Cultos Afrobrasileiros (Amukcab), que buscava um local próprio para a realização de campanhas sociais, eventos e cultos dos povos de terreiro, de religiões de matriz africana. A proposta do espaço simbólico é acolher todos os tipos de manifestações populares.
Afoxé, cortejo de rua que sai durante o Carnaval, é uma manifestação afro-brasileira com raízes no povo iorubá. Seus integrantes em geral são vinculados a um terreiro de Candomblé ou de Umbanda.







