Ministério da Saúde abre 32 vagas do Mais Médicos Especialistas no Rio Grande do Sul
Profissionais podem se inscrever até quinta, dia 19 de fevereiro, para participar do programa que visa reduzir o tempo de espera por atendimento no SUS
O Ministério da Saúde está com inscrições abertas para o segundo ciclo do Mais Médicos Especialistas, iniciativa do programa Agora Tem Especialistas, que tem como objetivo ampliar o acesso ao atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS). No Rio Grande do Sul, estão disponíveis 32 vagas imediatas em serviços hospitalares e ambulatórios especializados da rede pública de 17 municípios do estado.
A iniciativa prevê a seleção de 1.206 médicos especialistas em todo o país, distribuídos em 16 especialidades prioritárias, como anestesiologia, cirurgia geral, radiologia, mastologia, ginecologia e oncologia clínica. O foco de atuação desses profissionais são regiões remotas, com alta demanda e maior vulnerabilidade social.
Na Zona Sul, Pelotas e Rio Grande estão contempladas com vagas:
PELOTAS
HOSPITAL ESCOLA DA UFPEL
- Aprimoramento em Anestesiologia Perioperatória e Sedação Segura
- Aprimoramento em Colonoscopia Diagnóstica e Terapêutica no SUS
UCPEL HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SÃO FRANCISCO DE PAULA
- Aprimoramento em Anestesiologia Perioperatória e Sedação Segura (3 vagas)
RIO GRANDE
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DR MIGUEL RIET CORREA JUNIOR
- Aprimoramento em Anestesiologia Perioperatória e Sedação Segura
Atualmente, 583 médicos especialistas atuam no programa em todas as regiões do país e, com o novo edital, a expectativa é chegar a 1.500 profissionais. A maior parte deles atua no interior (48,7%) e nas regiões metropolitanas (34%).
“Isso só é possível graças ao esforço do programa Agora Tem Especialistas, que integra um conjunto de iniciativas do Ministério da Saúde voltadas à formação profissional na área da saúde. Em articulação com o Ministério da Educação, estamos vivendo um momento histórico no fortalecimento da formação e do provimento de profissionais para o SUS”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A iniciativa inédita foi lançada em 2025 como parte do programa Agora Tem Especialistas, voltado à expansão da oferta e à redução do tempo de espera por exames, cirurgias e consultas. Integrado às ações do Ministério da Saúde para enfrentar a escassez e a má distribuição de especialistas no país, o programa articula formação em serviço e provimento assistencial, ampliando a oferta de consultas, exames e procedimentos de média e alta complexidade.
As inscrições podem ser feitas na plataforma da UNA-SUS até o dia 19 de fevereiro.
Trabalho e aprimoramento profissional
Além de reforçarem o atendimento em hospitais e policlínicas do SUS, os médicos especialistas aprovados passarão por aprimoramento profissional em sua área de formação. O curso será ministrado por profissionais de excelência de hospitais integrantes do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), da Rede Ebserh e de outras instituições formadoras. Com isso, o SUS contará com especialistas cada vez mais atualizados.
Serão 16 horas semanais dedicadas à prática assistencial em unidades do SUS e quatro horas semanais de atividades educacionais, que incluem mentoria remota e imersões em serviços de referência.
O Mais Médicos Especialistas também permite o ingresso imediato de médicos egressos da residência médica no SUS, acelerando a fixação de especialistas e garantindo atendimento qualificado à população.







