Diário da Manhã

Notícias

Mario Schuster inaugura exposição individual na Ágape Galeria de Arte em Pelotas

Mario Schuster inaugura exposição individual na Ágape Galeria de Arte em Pelotas
19 março
17:44 2026

Artista plástico também vai participar da Bienal de Milão neste mês

No dia 23 de março, a partir das 19h, acontece a abertura da exposição “Quando Sussurra o Vento”, do artista Mario Schuster na Ágape Galeria de Arte (Anchieta 4480), em Pelotas.

A mostra, que propõe uma reflexão sobre o tempo, sobre o nosso olhar e sobre as urgências da vida, reúne pinturas de acrílica sobre tela, de diversos tamanhos, além de desenhos com crayon e bico de pena.

Segundo o editorial da revista Artnow, “Há artistas que pintam o silêncio. Mario é um desses guardiões do detalhe, alguém que encontra universos inteiros na fragilidade de uma asa de uma borboleta ou na sutil coreografia de um galho seco de uma árvore. Em seus trabalhos o ruído do mundo desacelera; a sua pintura é o gesto contrário da pressa: convida a lentidão, a escuta, ao olhar que escuta. Mario não retrata o mundo, ele o traduz em estado de espírito.”

Suas obras estão espalhadas por vários países e, recentemente, foi convidado a participar da Bienal de Milão (Biennale Milano), que ocorrerá de 20 a 24 de março, em Milão (Itália). Com curadoria de Salvo Nugnes, a exposição vai apresentar a obra Fragili limiti, desenho com bico de pena e aquarela de autoria de Mario Schuster.

Quando Sussurra o Vento

Nesta série, a pintura não busca paralisar o tempo, mas sim caminhar com ele. Cada pincelada é um registro da paciência: a árvore que aceita perder sua cor para ganhar uma nova alma, em um ciclo eterno de despedidas e renascimentos. Aqui, o tempo não corre; ele floresce e

desbota, tingindo a madeira e a tela com a mesma melancolia e esperança das estações.

Enquanto o mundo lá fora se consome na urgência do imediato, a árvore permanece. Ela não apressa o outono nem antecipa a primavera. Suas cores não mudam por decreto, mas por entrega. Esta exposição é um convite para desajustar o relógio do pulso e sintonizar o olhar com o relógio da seiva: onde a beleza não é um destino rápido, mas uma lenta e silenciosa travessia.

A visitação segue até 20 de abril, na Ágape Galeria de Arte, de segunda a sexta, das 09h às 12h, e das 14h às 19h, e sábado das 12h30 às 18h30.

Mario Schuster

Nascido em Pelotas, RS, Brasil, ainda pré-adolescente começou a frequentar as aulas de desenho e de pintura do artista Nesmaro (Nestor Marques Rodrigues, 1917-1981). Com o passar dos anos desenvolveu o gosto pelos estudos científicos. Formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas. ingressou no Curso de Bacharelado em Artes Visuais da UFPel, formando-se em Pintura (2004-2007). Participou de várias exposições em Pelotas, como por exemplo no Espaço Àgape, Centro de Artes da Ufpel, e MALG.

Com uma abordagem tão atual, sua arte conquistou visibilidade internacional. Ele já realizou uma residência artística na ArtHouse Holand, em Leiderdrop, e exibiu suas obras em diversos locais de destaque em outros países. Suas exposições incluem cidades como Pelotas, Porto Alegre, São Paulo, Florianópolis, Rio de Janeiro, Buenos Aires, México, Barcelona, Lisboa, Amsterdam, Leiden, Helsinque e Roma.

Mário Schuster tem se dedicado ao seu trabalho artístico no Laguna Casa/Atelier/Espaço de Arte, que promove exposições, debates sobre arte e residências artísticas, na cidade de Pelotas.

Consciente do mundo ao seu redor, pesquisa referências em situações cotidianas e na natureza, a partir de suas observações diárias, incorporando-as às suas criações artísticas. Seu trabalho abrange diversas mídias, incluindo pinturas, desenhos, música, videoclipes e filmes.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções