Casamento Coletivo terá 44 casais
Evento está marcado para o próximo dia 25, no Clube Brilhante, em Pelotas
Os casais inscritos no Casamento Coletivo se reuniram nesta semana, no Restaurante Popular, para receber informações sobre a cerimônia, que será realizada no dia 25, no Clube Brilhante. Eles ainda terão mais um encontro na próxima terça-feira (9), às 19h, no mesmo local, quando receberão as pulseiras de acesso ao evento, e informações sobre regime de bens.
A assistente social da Secretaria de Assistência Social (SAS), Raquel Nebel, diz que a reunião foi muito satisfatória porque as técnicas envolvidas na organização do casamento identificaram (e foram identificadas) por alguns casais, como usuários de Centro de Referência de Assistência Social (Cras) onde trabalharam, ou abrigados durante a enchente de 2024. “Isso significa que o serviço está chegando onde realmente precisa chegar, em pessoas em situação de vulnerabilidade social, que usam os serviços públicos e que agora vão realizar um sonho. Esse é o verdadeiro trabalho de fortalecimento de vínculos”, avaliou Raquel.
A Lidiane Neves e Alessandro Freda estão juntos há 27 anos, têm um filho de 26, e agora vão oficializar a relação. “A gente tá ficando velho, e esse sempre foi o meu sonho”, diz Lidiane. Alessandro diz que o objetivo dele é realizar o sonho dela, mas que não teve pressão, que vai casar “porque eu gosto dela”, objetivamente. Ela disse estar ansiosa para escolher o vestido para o dia, e vai procurar um que goste entre os 35 da Secretaria de Assistência Social (SAS), disponíveis para empréstimo. Lidiane diz que quando era criança sonhava em trabalhar e ter um filho, mas não um marido, e com Alexandre, os sonhos mudaram.
Francine Schild e Amanda Braz são melhores amigas há 15 anos, e há pouco mais de um ano perceberam que estavam apaixonadas. Francine disse que demorou a convencer a amiga de que com tudo que uma sabia sobre a outra, uma relação amorosa seria possível. “Todo relacionamento tem que começar com uma amizade, eu sei os defeitos e as qualidades dela, não vou ter surpresas”, ponderou Amanda, e Francine completou, “e eu não consigo mentir pra ela, porque ela me conhece”, brincou. O casamento era um sonho de infância das duas, conversas que tinham como amigas, e desde que começaram a namorar, passaram a planejar realizar juntas. Elas contam que as duas estiveram na vida uma da outra por 14 anos antes de se apaixonarem, e uma ajudou a outra a enfrentar os desafios e as perdas, o que foi fortalecendo a relação com convivência e parceria, e que o diálogo e a amizade continuarão no casamento.
A prova dos vestidos da SAS começou nessa quarta-feira (3), e também poderá ser feita na próxima segunda (8) e terça-feira (9). A prova dos ternos será de quarta (10) a sexta-feira (12), sempre das 8h às 14h. A equipe da loja Eduarda Noivas vai ajudar as noivas a se vestirem e fazer pequenos ajustes no dia da cerimônia, no Clube. Elas contam que já têm essa parceria há dez anos – oferecem aluguel de vestidos e ternos com preço diferenciado para participantes do Casamento Coletivo e, independente da origem dos vestidos, ajudam as noivas a se vestirem no dia, pelo “simples prazer de ajudar”. O Clube Brilhante também está cedendo o espaço para a cerimônia e para a preparação das noivas e noivos, sem qualquer custo. A organização do evento ainda está buscando parceiros para fazer unhas, cabelo e maquiagem das noivas, e uma empresa que possa oferecer flores para a decoração e buquês. Interessados em contribuir com o sonho de 44 casais podem entrar em contato com a SAS pelo WhatsApp 53.99905-6760.






