Diário da Manhã

Notícias

Lagoa dos Patos ultrapassou cota de inundação em Rio Grande

Lagoa dos Patos ultrapassou cota de inundação em Rio Grande
15 junho
14:17 2026

Nível da lagoa atingiu 85 centímetros na noite de domingo (14), ficando 5 centímetros acima da cota de inundação; Defesa Civil mantém monitoramento das áreas vulneráveis

Na noite de domingo (14), o nível da Lagoa dos Patos atingiu 85 centímetros às 19h30, ficando 5 centímetros acima da cota de inundação e mantendo a condição de alerta para áreas suscetíveis a alagamentos em Rio Grande.

A Defesa Civil do município acompanhou a situação de forma contínua, realizando monitoramento in loco nas áreas mais vulneráveis, avaliando as condições locais e prestando o suporte necessário à população.

Nível da Lagoa dos Patos na noite de domingo(14). Gráfico: Diário da Manhã

De acordo com o órgão, a elevação do nível da lagoa não possui relação direta com o fenômeno El Niño. A condição está associada à atuação dos ventos, que durante o monitoramento apresentaram direção sudoeste e velocidade média de 10 km/h, além da dinâmica de escoamento das águas na Barra do Rio Grande, que pode provocar represamento temporário e manter os níveis elevados na região.

Após atingir o pico de 85 centímetros às 19h30, o nível da Lagoa dos Patos apresentou queda contínua ao longo da noite, refletindo a melhora nas condições de escoamento das águas na Barra do Rio Grande.

A Defesa Civil de Rio Grande segue realizando o monitoramento permanente e o acompanhamento das áreas vulneráveis do município.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções