Diário da Manhã

Notícias

Cetres/UCPel promove seminário de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa

Cetres/UCPel promove seminário de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa
26 junho
13:30 2026

No evento, Junho Violeta, foram abordados os diferentes tipos de violência que atingem essa parcela da população

O Centro de Atenção à Terceira Idade (Cetres), da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), promoveu nesta quinta-feira (26), no Auditório da Promotoria de Justiça de Pelotas, um seminário em alusão ao Junho Violeta, mês voltado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa. O evento reuniu profissionais da saúde, representantes da rede de proteção, autoridades e usuários do serviço para discutir formas de prevenção, acolhimento e garantia dos direitos da população idosa.

Durante a programação, foram abordados os diferentes tipos de violência que atingem essa parcela da população, como violência física, psicológica, financeira, negligência e abandono, além da importância da denúncia e do fortalecimento da rede de atendimento.

O coordenador do Cetres, Hartur da Silva, ressaltou a importância de ampliar o debate sobre a violência contra a pessoa idosa e de fortalecer a atuação conjunta entre instituições e sociedade na prevenção e no enfrentamento desse tipo de violação de direitos.

“É um evento de grande relevância para chamarmos atenção ao enfrentamento desta violência tão cruel à pessoa idosa. É muito comum a pessoa sofrer a violência e nem saber que está sofrendo. O nosso grande papel é a promoção deste tema e a aproximação dos diferentes atores da sociedade”, afirmou.

Durante o seminário, o promotor de Justiça do Ministério Público de Pelotas, André Barbosa de Borba, enfatizou que o enfrentamento da violência contra a pessoa idosa depende da atuação articulada entre o poder público, as famílias e a sociedade, além da capacitação contínua dos profissionais envolvidos na rede de proteção.

“A sociedade, a família e o poder público devem estar unidos e capacitados para enfrentar a questão que envolve o direito dos idosos. São situações que, cada vez mais, se apresentam complexas e por isso exige um olhar especial de todos”, pontuou.

A professora aposentada Regina da Cruz integra as atividades do Cetres há mais de uma década. Ela participou do encontro e destacou o impacto positivo da iniciativa.

“Este sempre será um tema muito interessante. Se nós soubermos os nossos direitos e onde procurá-los, teremos a erradicação dessa violência tão vil”, comentou.

O evento, promovido em parceria com o Ministério Público de Pelotas e o Conselho Municipal do Idoso de Pelotas, contou com uma apresentação musical da banda do Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (IMDAZ). Esteve presente a secretária de Assistência Social de Pelotas, Roberta Mello.

O seminário integra as ações permanentes desenvolvidas pelo Cetres/UCPel voltadas à promoção da saúde, à qualidade de vida e à defesa dos direitos da pessoa idosa, fortalecendo o diálogo entre a universidade, os órgãos públicos e a comunidade.

Fotos: Bruno Bohm

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções