UFPel realiza 3ª edição do Julho das Pretas na Casa da Igualdade Racial
O evento é promovido pela Sala das Pretas, grupo de estudos e acolhimento de estudantes negras da Universidade, que integra o projeto de extensão Cepranti – Círculo de Estudos das Práticas Antirracistas, vinculado à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da UFPel
Nos dias 1, 8, 15, 22 de julho acontece na Casa da Igualdade Racial de Pelotas a 3ª edição do Julho das Pretas da Universidade Federal de Pelotas. A proposta é transformar o mês de julho em uma reflexão sobre o lugar da mulher preta na sociedade, suas lutas e os caminhos percorridos até os dias atuais na busca por uma sociedade mais justa, com direitos, respeito e reparação histórica.
A Sala das Pretas organizará atividades que fortalecem o diálogo, a educação antirracista, o aprendizado coletivo, a valorização da produção intelectual negra e o protagonismo das mulheres pretas.
Exposições, rodas de conversa e oficinas são algumas das atividades previstas durante os quatro dias de evento. Um dos destaques da programação é a palestra online com a escritora e professora Dra. Bárbara Carine, da Universidade Federal Da Bahia(UFBA). Conhecida nas redes sociais como “uma intelectual diferentona”, ela é uma das vozes mais relevantes da literatura negra brasileira contemporânea.

O Julho das Pretas é uma mobilização que celebra a resistência de mulheres negras na América Latina. Em conjunto, homenageia a líder quilombola Tereza de Benguela, que comandou o Quilombo do Quariterê – atual estado do Mato Grosso – no século XVIII, resistindo à escravidão por 20 anos. Em 25 de julho, comemora-se o Dia Internacional da Mulher Negra-Latino-Americana e Caribenha, assim como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, no Brasil.
As atividades ocorrem na Casa da Igualdade Racial de Pelotas, na rua Tiradentes, n° 2963, no bairro Centro. Com exceção do Brechó das Pretas, com peças custando R$5, todas as atividades são gratuitas.
O evento tem o apoio da PRAE/UFPel, da Secretaria de Igualdade Racial, do Cepranti, da Sala das Pretas, do Coletivo Bárbara Carine, do Coletivo Preto Beatriz Nascimento e do Coletivo Carolina Maria de Jesus.
Mais informações e a programação completa estão disponíveis no instagram do Sala das Pretas: https://www.instagram.com/saladaspretas/
SERVIÇO:
O que: 3ª edição do Julho das Pretas da Universidade Federal de Pelotas.
Quando: Dias 1, 8, 15, 22 de julho
Horário: às 17h
Local: Casa Da Igualdade Racial de Pelotas, na rua Tiradentes, número 2963, no bairro Centro.






