Paula Grill é a primeira mulher a comandar a Subseção Pelotas da OAB
A chapa 10, OAB Unida, foi eleita para comandar a Subseção Pelotas da OAB pelos próximos três anos. A presidência será de Paula Grill Silva Pereira, eleita com 896 votos. O resultado foi confirmado por volta das 18h. A posse acontece em 1º de janeiro para um mandato de três anos.
Paula Grill é a primeira mulher a presidir a Subseção de Pelotas. “Muitos têm mencionado o fato de ser a primeira mulher a presidir a Subseção, mas penso que antes de ser lembrada por este fato, que não deixa de ser e é muito importante, quero, junto com a diretoria e o conselho, ser lembrada pelo trabalho que será realizado”, destacou a nova presidente.
O pleito na Subseção Pelotas ocorreu de forma tranquila durante todo o período disposto para votação. Das 9h até as 17h desta terça-feira (17) mais de 1,3 mil advogados de Arroio Grande, Herval, Pedro Osório e Pelotas participaram da votação, que foi realizada em urnas eletrônicas.
A chapa OAB Unida foi a única cadastrada na disputa, o que nas palavras da próxima presidente – que sucede Luis Antonio Carvalho – mostra a adesão da classe às propostas definidas pela futura gestão. “A ideia de fazer uma chapa de composição foi tentar unir a classe, aproximar o advogado da Ordem e evitar o afastamento dos membros da chapa perdedora, quando há uma disputa. O advogado tem que saber que a Ordem luta por ele e faz uma defesa intransigente das suas prerrogativas. É importante que o advogado esteja presente, compareça na Subseção e sinta que ali é a sua casa”, garantiu Paula Grill.
Além de Paula Grill Silva Pereira, compõem a nova diretoria Diogo Alves Zago Mascarenhas, vice-presidente; Victor de Abreu Gastaud, secretário-geral; Patrícia Fernandes Guimarães, secretária-geral adjunta; e Luiz Eduardo Zimmermann Longaray, tesoureiro, além dos 24 conselheiros da Subseção.
Pautas
A nova gestão pretende criar um calendário permanente de cursos, palestras e seminários, para qualificar e atualizar os advogados, bem como promover encontros periódicos para debate de ideias e confraternização. Além disso, prosseguir nos trabalhos de defesa, assistência e das prerrogativas, e fortalecer a comissão de proteção e combate à violação dos direitos dos advogados.
Eleições no RS
Até as 18h30min, a votação em todo o Estado do Rio Grande do Sul tinha pouco mais de 20% das urnas apuradas com 78,38% de votos para a chapa OAB Mais e 21,62% para chapa Muda OAB/RS. Em Pelotas, a chapa OAB Mais obteve 77,9% dos votos.